Vice-cônsul do Japão visita Quartel do Comando-Geral da PM em Curitiba 16/04/2021 - 16:21

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

O Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Gelson Marcelo Jahnke, representando o Comandante-Geral, coronel Hudson Leôncio Teixeira, recebeu o vice-cônsul do Japão na tarde desta quinta-feira (15/04), Furuya Masaru, acompanhado pelo integrante do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Tetsuya Naito, no Quartel do Comando-Geral da PM, na Capital do estado. Ele visitou alguns setores e recebeu um mimo durante a passagem pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM).

O coronel Marcelo recepcionou o vice-cônsul acompanhado pelo Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Walfrido Takasaki Costa, fez uma explanação geral sobre a história e a atuação da Polícia Militar no estado. Logo na chegada, o vice-cônsul admirou dois grandes quadros que estão fixados no acesso ao Comando-Geral, pinturas que retratam momentos históricos para a Corporação (Cerco da Lapa e a Guerra do Contestado), e se interessou pela participação da PM nos conflitos em questão.

Depois de conhecer o gabinete do Comando-Geral e entender melhor sobre a estrutura administrativa e operacional, o coronel Marcelo levou o oficial japonês pelo pátio do quartel e ele aproveitou para fazer fotos e registros sobre a história da Corporação. Ao chegarem no prédio do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), o chefe da unidade, major Paulo Roberto, juntamente com os oficiais que prestam serviço na unidade, apresentou as salas de operação e como funciona a gestão do atendimento de emergência da Polícia Militar. Ao final da visita ele recebeu um mimo do major Paulo Roberto.

A comitiva passou ainda pelo memorial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que honra os que morreram em prol do cumprimento do dever. Ao final da visita, o vice-cônsul recebeu os agradecimentos do coronel Marcelo, em nome do Comandante-Geral da PM, pela parceria e bons exemplos de polícia comunitária que são difundidos na Corporação, a exemplo do sistema Koban, uma filosofia japonesa que difunde o diálogo entre polícia e comunidade para a resolução de problemas de segurança pública.
 

GALERIA DE IMAGENS