4º Comando Regional de Polícia Militar

brasao_4_crpm

 

O 4º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Ponta Grossa.

O 4º CRPM tem área que correspondente aproximadamente 1/3 do território paranaense, perfazendo atualmente 64 municípios e uma população de aproximadamente um milhão de habitantes. A jurisdição avança sobre porções dos 3 planaltos paranaenses e, consequentemente, esta assente às diferentes culturas da região.  Atualmente sob o comando do 4º CRPM estão as seguintes unidades: 1º BPM16º BPM26º BPM27º BPM8ª CIPM10ª CIPM

 

4º Comando Regional de Polícia Militar
Rua Doutor Penteado de Almeida - 569  - Centro
Ponta Grossa - PR
CEP 84010-240

Localização (clique aqui)
 

 

1º Batalhão de Polícia Militar sediado em Ponta Grossa

16º Batalhão de Polícia Militar sediado em Guarapuava

26º Batalhão de Polícia Militar sediado em Telêmaco Borba

27º Batalhão de Polícia Militar sediado em União da Vitória

8ª Companhia Independente de Polícia Militar sediada em Irati

10ª Companhia Independente de Polícia Militar sediada em Laranjeiras do Sul 

 

Articulação 4º CRPM

 

articulação PMPR

 

Rua Doutor Penteado de Almeida, nº 569, Centro, Ponta Grossa/PR.

sede

A Polícia Militar do Paraná percebeu em 2010 uma das maiores alterações de sua história. Foi o ano em que houve a descentralização administrativa da Corporação. Com a criação de 6 grandes Comandos Regionais, a gestão de segurança pública que até então era feita pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI) foi interiorizada e a administração em Curitiba, que era atribuição do Comando do Policiamento da Capital (CPC), passou às mãos do 1º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar).

Em meio à reestruturação, por intermédio Decreto Estadual n.º 8.532 foi criado em 14 de outubro de 2010 o 4º Comando Regional, cuja sede foi estabelecida no município de Ponta Grossa. Sob a jurisdição do novo Comando ficaram: o 1º Batalhão (também sediado em Ponta Grossa), o 16º Batalhão (com sede em Guarapuava), a 1ª, 2ª, 3ª e 8ª Companhia Independente com sedes respectivamente na Lapa, União da Vitória, Telêmaco Borba e Irati. Ao longo do tempo, algumas destas Unidades foram transformadas em batalhões outras deixaram de pertencer ao 4º CRPM.

A mudança delimitou uma área que correspondente aproximadamente 1/3 do território paranaense sob a responsabilidade da 4ª Região PM, perfazendo atualmente 64 municípios e uma população de aproximadamente um milhão de habitantes. A jurisdição avança sobre porções dos 3 planaltos paranaenses e, consequentemente, esta assente às diferentes culturas da região.

Todo início possui desafios a serem superados. De formas tais, uma vultuosa mudança organizacional na segurança pública não haveria de ser diferente. Nos primeiros dias após a assinatura do Decreto Estadual (pelo Governador em exercício Orlando Pessuti), que inclusive foi um ato realizado em Ponta Grossa, alguns poucos policiais militares iniciaram uma caminhada às escuras.

Havia muito o que se conhecer e que se fazer naquele início, afinal de contas tratava-se da assunção repentina dos desdobramentos envolvendo a segurança pública de milhares de pessoas civis e, não menos importante, de alterações significativas intramuros castrenses.

Ainda sem ter uma sede própria, o 4º Comando Regional se instalou de maneira bastante improvisada no mini-auditório do 1º Batalhão. Com equipamentos emprestados, um único ramal telefônico em forma de extensão, foi dada a largada para a operacionalizar as mudanças vindouras.

A reorganização da Corporação se deu exatamente com este escopo: personalizar a oferta de segurança pública no interior do Estado mediante a proximidade com as distintas realidades culturais espalhadas pelo território. Nesta seara, o que se identificou desde o princípio é que efetivamente há várias polícias inseridas na Polícia Militar do Paraná (no sentido não pejorativo da expressão), que foram se amoldando à pluralidade de formas socioespaciais da região.

Assim, a criação dos Comandos Regionais se mostrou uma decisão deveras acertada do poder público estadual, pois suplantou a homogeneização no trato com a sociedade e estabeleceu mecanismos para que houvesse proximidade e consequente respeito às especificidades constatadas.

No dia 29 de agosto de 2011 o 4º Comando Regional deixou o auditório cedido gentilmente pelo 1º BPM como sua primeira sede e passou para outro imóvel, onde está localizado atualmente.

A inauguração da Sede contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e ampla cobertura pela mídia local/regional. Não haveria de ser diferente, o momento assinalou a efetividade da mudança organizacional da Corporação e uma importante conquista para a cidade de Ponta Grossa.

Desde então o Comando Regional foi conquistando maturidade na gestão da segurança pública, estabelecendo parâmetros administrativos e operacionais voltados para a constante busca na excelência da segurança pública nos 64 municípios que compreendem sua circunscrição.

Comandante do 4º CRPM

Coronel QOEM PM Cristiano Stocco Rosa

 

Subcomandante:

Tenente-Coronel QOEM PM Luciano Ferreira

 

Currículo do Comandante: 

O Coronel QOEM PM Cristiano Stocco Rosa nasceu em 19 de julho de 1976, na cidade de Curitiba, Paraná. Filho de Noel Antonio Rosa e de Maria Raquel Stocco Rosa. É casado com com a senhora Neusielle Miranda Borba Stocco Rosa e é pai de João Pedro Stocco Rosa e Maria Clara Gomes Dantas Stocco.

Ingressou nas fileiras da corporação em 17 de fevereiro de 1994. Foi promovido ao posto atual em agosto de 2025.

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do Quarto Comando Regional De Polícia Militar, estava servindo como Chefe do Estado-Maior do 6º Comando Regional, sediado em São José dos Pinhais.

 

Conta com 34 anos de relevantes serviços entregues à sociedade paranaense. 

Além de sua experiência profissional, e das habilidades e competências que o habilitam para o exercício da importante função de comandante do 4º comando regional de polícia militar, citamos os principais cursos militares realizados, a despeito de inúmeras atualizações e capacitações:

  • Curso de aperfeiçoamento de oficiais, em 2015;
  • Curso superior de polícia, em 2022; e
  • Curso de gestão estratégica de policiamento de choque, em 2023.

Dentre os cursos realizados em instituições civis, mencionamos sua formação como:

  • Bacharel em Pedagogia, em 2010, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá; e
  • Pós-graduado nas especializações em Administração Pública e Gerência, em 2013, pela Uninter, e
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral pela UNYLEIA, em 2022.

Exerceu suas funções nas seguintes Unidades:

  • 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Curitiba, por 5 anos;
  • Na extinta companhia independente de Polícia Portuária, sediada em Paranaguá, por 2 anos;
  • 9º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Paranaguá, por 20 anos; e
  • 6º Comando Regional De Polícia Militar, por um ano.

Por fim, obteve reconhecimento por onde passou, sendo agraciado com as seguintes medalhas:

  • Medalhas Policial Militar De Bronze, Prata E Ouro;
  • Medalha Comemorativa ao Cinquentenário do Colégio da Polícia Militar;
  • Medalha Heróis da Radiopatrulha; e
  • Medalha de Mérito do 6º Comando Regional de Polícia Militar.

Em construção…