Solenidade militar celebra formatura do XIX Curso de Operações Especiais da PMPR e reúne autoridades e comunidade 10/08/2024 - 10:04

Na noite desta sexta-feira (9), realizou-se a cerimônia de formatura do 19º Curso de Operações Especiais (COEsp) - Turma 2024. O curso, ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), capacitou oito policiais militares e é considerado uma referência no adestramento de agentes para situações que exigem alto grau técnico, tático e estratégico, cenários extremamente desafiadores que requerem a utilização de tropas com preparo de excelência.

O curso se iniciou com três oficiais e 43 praças da PMPR, além de 5 policiais de outros estados, representando Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. O processo rigoroso de treinamento e seleção, durante o curso, fez com que apenas oito alunos chegassem à esperada formatura. Com mais de 1200 horas/aula, divididas em 32 disciplinas, destacam-se entre elas: Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos, Noções de Direito Aplicado, Tiro Policial, Tiro de Comprometimento, Ações Táticas e Operações em Ambientes Verticais.

O Comandante do CME, Coronel Anderson Puglia, e o Comandante do BOPE, Major Felipe Serbena, realizaram a entrega das homenagens ao Soldado Álvaro Salles de Camargo Leite Júnior, terceiro colocado do curso e ao Soldado da PMSC Jonas Roube Schmidt, segundo colocado. O Soldado Leomar Antônio Becker, que se destacou como o primeiro colocado do curso, recebeu a "Faca Primus Inter Pares" das mãos do Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer.

A "Faca Primus Inter Pares" é uma distinção forjada pelo renomado cuteleiro paranaense Celso Luiz Fernandes, destinada apenas aos concluintes do Curso de Operações Especiais da PMPR. Cada policial que conclui o COEsp tem seu número pessoal gravado na faca, remontando à tradição das Fairbairn Sykes usadas pelos Comandos Britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Em sua fala, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, destacou a importância da tropa especializada, que marcou diversos momentos da sua carreira "Enquanto subcomandante do BOPE, em todas as crises que eu tive que participar, sempre estive muito tranquilo, porque eu sabia da capacidade e da extrema confiabilidade dessa importante alternativa tática da Polícia Militar do Paraná”, enfatizou.

O encerramento da formatura foi marcado pelo tradicional “fora de forma", que incluiu uma vibrante oração. A formatura do 19º Curso de Operações Especiais reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná em manter um elevado padrão de treinamento e preparo de seus militares, assegurando a segurança da população e o êxito de suas operações.

Comunicação Social da PMPR.