Solenidade marca a recepção de novo comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da PM 06/08/2019 - 11:40
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
A 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) em Palmas recebeu novo comandante e lançou um sistema de monitoramento rural. A ação ocorreu na segunda-feira (05/08), no período da manhã. O capitão Guido Benjamin dos Santos Filho passou o comando ao tenente Bruno Emanoel Lopes Bueno. Durante a solenidade aconteceu o lançamento do Sistema de Monitoramento Rural, que consiste em uma parceria realizada com aproximadamente 75 produtores rurais, com o objetivo de atender a necessidade de comunicação mais eficaz com a PM, para que haja uma maior capacidade e agilidade no atendimento.
Relacionado a esse sistema, câmeras de segurança já estão instaladas em sete pontos estratégicos, como trevos e locais mais propícios a ocorrência de crimes, mas que em breve somarão no total 60 câmeras monitoradas pela PM.
Após exercer o comando da companhia desde 13 de janeiro de 2017, o Capitão Guido Benjamin dos Santos Filho deixa o cargo para administrar os setores de planejamento, inteligência e entre outras funções de gestão no âmbito do 3º Batalhão.
O novo comandante, tenente Bruno Emanoel Lopes Bueno, ingressou na Polícia Militar em 2008 e possui Pós-Graduação em Administração com Ênfase em Segurança Pública, Curso de Gerenciamento de Crises com Ênfase em Primeira Intervenção, e Curso de Motocicleta Policial Militar. Em 2012 atuou como Comandante do 2º Pelotão da 3ª Cia. PM, em Chopinzinho, e no ano de 2014 respondeu pela função de Adjunto à 4ª Seção/EM, cumulativamente com o cargo de Oficial de Comunicação Social do 3º BPM. Exerceu ainda a função de Comandante da 3ª Companhia da PM, junto da 1ª Seção e Chefe da Seção de Justiça e Disciplina do 3º BPM.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante Interino do 3º BPM, major Getúlio Ferreira de Lima, que também contou com a presença de membros da Casa Civil, da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exército de Palmas, do Subgrupamento de Bombeiros Independente, da Polícia Civil, do Ciretran e também com representantes municipais das cidades de Clevelândia, Coronel Domingos Soares e Palmas.
De acordo com o Batalhão, a 2ª Companhia, que recebe agora novo comando, atua em cinco municípios da região Sudoeste do Paraná, que são na sede em Palmas, os Pelotões de Clevelândia e de Mangueirinha, e os Destacamentos de Coronel Domingos Soares e Mariópolis, possuindo uma extensão territorial de 5.123,586 km2.