Solenidade marca a passagem de comando da APMG em São José dos Pinhais, na RMC 27/01/2021 - 18:29
Marcia Santos
Jornalista Responsável
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) recebeu, durante uma solenidade, o novo Comandante da unidade, na ocasião, o coronel Gerson Gross passou a função ao tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/01) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Para o Comandante Geral em exercício e Subcomandante Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é natural a troca de comando das unidades da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. “É uma satisfação a indicação do coronel Gross ao Comando do Corpo de Bombeiros, pois é merecedor, tem uma gestão diferenciada e vai dar continuidade no bom trabalho que já vem sendo desempenhado”, disse.
“O tenente-coronel Garret eu conheço antes mesmo de entrar na Polícia Militar e tenho muita esperança e muita expectativa no Comando dele na APMG, pois é daqui que saem os futuros policiais militares, e onde eles voltam para as especializações”, complementou o coronel Hudson.
O coronel Gross assumiu o Comando da APMG no dia 16 de dezembro de 2020, onde atuou também como Subcomandante da unidade ao lado do coronel da Reserva Remunerada Ronaldo de Abreu e agora, após entregar o posto, assume o Comando do Corpo de Bombeiros durante solenidade na sexta-feira (29/01).
Para o coronel Gross foi muito importante ser o primeiro bombeiro militar a comandar a APMG e foi um privilégio poder trabalhar, já quase no final da carreira, onde tudo começou. “Estou saindo feliz, pois entendo que cumpri a minha missão e também por ter recebido o convite para comandar o Corpo de Bombeiros e fico muito lisonjeado, feliz e acredito que o caminho que eu percorri em toda a minha carreira foi o certo, pois me trouxe até aqui”, disse.
“Nesses dois anos que estive no subcomando, juntamente com o coronel Abreu, foi possível realizar grandes projetos que estavam parados, finalizamos a reforma do bloco três, conseguimos encaminhar um projeto de adequação e reestruturação da rede lógica da APMG e conseguimos diplomar a primeira turma bacharel em segurança pública do Paraná em maio de 2019”, destacou o coronel Gross.
A partir de agora, a APMG será comandada pelo tenente-coronel Garrett, que antes de assumir esse cargo estava como Chefe da Comunicação Social da PMPR. “Para qualquer oficial da Polícia Militar é uma honra voltar para a Academia, já voltei como Coordenador da Escola de Oficiais entre 2000 e 2004 e agora retornar como Comandante é uma responsabilidade muito grande para toda a equipe preparar esses novos militares estaduais”, disse.
“Nós já iniciamos um regime de internato com os oficiais, foi feito todos os testes, eles estão isolados para darmos continuidade ao ensino de qualidade e tentarmos dar continuidade na grade curricular até o final do ano sem muitas faltas”, explicou o tenente-coronel Garrett.
Também estiveram presentes o Diretor-Geral da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, coronel João Alfredo Zampieri, que na solenidade estava representando o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Vanderley Rothenburg; o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Fernando Schunig e o major Pedro Paulo Porto de Sampaio, representando o Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Pereira Sales.