Soldado da PM atende ligação do 190 e ajuda a salvar bebê de um mês de vida que se afogou com o leite materno em Apucarana (PR) 28/03/2019 - 17:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Uma policial militar do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) salvou a vida de um bebê de apenas um mês de vida na cidade de Apucarana, no Norte do estado. A mãe da criança ligou para o 190 e a soldado Paula Pedrini Casagrande, telefonista da Central de Operações Policiais Militares (COPOM), orientou os pais a desengasgarem o filho. Nesta quarta-feira (27/03) todos se encontraram para celebrar a vida do pequeno Vitor Gabriel.

A soldado Paula, que está há três anos na Corporação, disse que passou por momentos de tensão no sábado (23/03) já que a criança estava engasgada há algum tempo quando os pais fizeram a ligação. “Tentei passar as orientações da forma mais clara e calma possível, sem termos técnicos, pois as manobras precisam ser feitas com precisão para darem certo”, contou.

Enquanto a soldado prestava o atendimento, ela acionava uma viatura da Polícia Militar e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar o atendimento presencial. “A soldado Paula foi um anjo na nossa vida, pois, graças ao seu ótimo atendimento, quando as equipes da PM e do SAMU chegaram, o meu filho já estava desengasgado, porém, com o nervosismo a gente nem percebeu”, relatou a mãe do bebê, Tatiane Maria da Silva Santos.

Tatiana ainda contou que o 190 foi o único número que ela conseguiu lembrar no momento de angústia. De acordo com a soldado Paula, a orientação é de que, em uma situação parecida, o cidadão deve ligar para o 192, número de emergência do SAMU. “Mesmo que seja desesperador não aconselhamos que a pessoa tente desengasgar a criança por conta própria, porque se a manobra não for feita da forma correta não vai dar certo”, disse.

Vitor Gabriel foi atendido na própria ambulância e não precisou ser encaminhado para o hospital. “Na terça-feira (26) levei ele para uma consulta de rotina e a pediatra nos tranquilizou e disse que é algo comum de acontecer, que não tem como prever e o principal é que ele estava bem”, complementou Tatiana.

ENCONTRO – Na quarta-feira (27) a soldado Paula foi até a casa de Tatiane e Denilson Ferreira de Lima, o pai do pequeno Vitor, responsável por realizar as manobras. “Foi lindo ir até a casa da família para conhecer o bebê, que em um momento muito delicado eu consegui ajudar. Meu coração se encheu de alegria ao ver o Vitor bem”, disse a policial militar.

“Eu só tenho a agradecer a soldado Paula, porque se ela não fosse preparada e competente como é, não sei o que teria acontecido. Ela foi um anjo que apareceu no momento certo e ter tido a oportunidade de conhecer ela foi um momento muito especial”, finalizou Tatiana.

Segundo a Oficial de Relações Públicas do batalhão, tenente Kelly Wistuba de França, a ação da militar estadual evidenciou o domínio do assunto, persistência para enfrentar situações de grande estresse. “Essa situação mostra o comprometimento, a atenção e o preparo para com o serviço. É uma atitude exemplar aos demais companheiros de serviço”, comentou.

GALERIA DE IMAGENS