Serviço de Assistência Social da Polícia Militar do Paraná presta atendimento para policiais e militares de todo o estado 17/02/2021 - 18:00
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Criado em 2016, o Serviço de Assistência Social (SAS) da Diretoria de Pessoal da PM (DP) atende policiais e bombeiros militares de todo o estado do Paraná em momentos de dificuldades emocionais. Todas as atividades exercidas pelos integrantes do Plantão Psicossocial são baseadas nos Primeiros Cuidados Psicológicos, também difundida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e estão disponíveis 24 horas por dia.
De acordo com a tenente Caroline Bail Rodrigues, que faz parte da equipe multidisciplinar, o trabalho é feito por policiais militares formados na área de psicologia, serviço social e teologia. “Eles estão preparados para subsidiar policiais e bombeiros militares em eventos críticos e é um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, para que ele possa enfrentar os efeitos do estresse provocado por uma situação traumática”, disse.
Segundo a tenente Bail, o Serviço de Assistência Social é uma atividade voltada para o policial, para o bombeiro militar – da ativa e para o veterano – assim como para os dependentes. “A nossa equipe é formada por profissionais da saúde para que possa haver esse acolhimento e esse cuidado. O nosso trabalho é para orientar, ofertar todos os serviços disponíveis de psicologia, serviço social e até mesmo outros encaminhamentos que sejam necessários”, destacou.
“Em situações de morte do militar estadual, ou de um familiar, a gente faz um acompanhamento para subsidiar nesse momento de dificuldade. Então ajudamos com o auxílio-funeral, verificamos quais documentos são necessários, quais tipos de gastos que se pode ter”, complementou a tenente Bail.
COMO ACIONAR – O acionamento do Plantão Psicossocial em Curitiba e na Região Metropolitana (RMC) podem ser feitos pelo COPOM e no interior do estado através do telefone da Seção de Ação Social (41) 3333-8328 / 3333-2787: após a coleta de dados para a Chefia, é realizado o acionamento da equipe para intervenção, seja de forma indireta, através de orientações por telefone, ou mesmo in loco, havendo, inclusive, o deslocamento ao local da ocorrência, abrangendo todo o Estado do Paraná.