Secretário Nacional de Segurança Pública visita sede do BOPE do Paraná em Curitiba (PR) 19/03/2019 - 17:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, visitou as instalações e conheceu a estrutura do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na tarde desta terça-feira (19/03) na sede da unidade, situada no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR). A visita faz parte da agenda de compromissos com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, general Luiz Felipe Kraemer Carbonel, e com o Governador Ratinho Júnior.
O secretário Theophilo foi recepcionado pelo Subcomandante do BOPE, major Durval Tavares Júnior, o qual fez uma breve explanação sobre o histórico e as missões de cada uma das subunidades do batalhão. Após conhecer o prédio, o secretário foi ao pátio para verificar de perto os armamentos, equipamentos e viaturas empregadas pelo BOPE nas ações de segurança pública no Paraná. A exposição foi acompanhada pelo secretário Carbonell.
A visita faz parte da agenda oficial do general Theophilo ao Paraná, que mais cedo se encontrou com o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, no palácio Iguaçu, para discutir parcerias e fortalecer ações integradas nos âmbitos federal, estadual e municipal, principalmente na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina.
HISTÓRIA – O Batalhão foi criado por meio do decreto 8.627 em 27 de outubro de 2010 com a estruturação em seis subunidades: A Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Companhia de Choque, da Companhia de Operações com Cães (COC), da Equipe de Negociação (EN), do Esquadrão Antibombas (EAB) e da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).
Mas a origem é de 46 anos antes, quando foi criada a Companhia de Operações Especiais (COE) em outubro de 1964. Em 1976 a unidade transformou-se em Companhia de Choque, com base no Quartel do Comando-Geral da PM, tendo como comandante o tenente Eugênio Semmer, que hoje está como coronel da reserva remunerada. Dali surgiu as atuais nomenclaturas da RONE, do Canil e do atual COE (Comandos e Operações Especiais).
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE