Rio Paraná recebe reforço de policiamento pelo BPFron para combater crimes transfronteiriços 11/07/2019 - 09:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Patrulhamento aquático, abordagens e fiscalizações serão reforçadas no Rio Paraná, na altura da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, para combater o contrabando e descaminho de drogas, armas, munições, cigarros e mercadorias. Para auxiliar nos trabalhos foi instalada uma chalana (estrutura de apoio) no rio para servir com base às equipes policiais.
As atividades contam com efetivos da Polícia Federal das Delegacias de Guaíra, Maringá e Naviraí (MS), da Força Nacional de Segurança Pública e do BPFron. Também há apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Exército Brasileiro.
Pelo BPFron, o trabalho envolverá os integrantes do Pelotão Cobra – Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática – que farão uma varredura no canal para flagrar contrabandistas que sobem o rio com produtos e drogas para descarregar em Altônia (PR), tanto pelo lado paranaense quanto mato-grossense.
Desde janeiro até agora, as ações da operação Integrada, que conta com ações da Polícia Federal e do BPFron, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Exército Brasileiro, já resultaram em 36 pessoas ligadas ao contrabando presas, além de 344, quilos de maconha apreendidos. O trabalho incessante das equipes policiais já resultou em apreensões de materiais, cigarros e veículos que totalizam R$ 67 milhões de prejuízo aos contrabandistas.
Além do trabalho da Polícia Militar, a participação da população também é fundamental. As denúncias auxiliam na identificação de pessoas e no flagrante de crimes. O cidadão pode repassar informações de maneira anônima pelo 181 Disque-Denúncia.