Representantes de CONSEGs e integrantes da PM participam de reunião em Curitiba 26/04/2019 - 13:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEgs) promoveu uma reunião com integrantes de grupos da comunidade envolvidos com a segurança pública da Capital, Região Metropolitana e Litoral, na noite de quinta-feira (25/04) no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba. O evento foi para aproximar as lideranças dos bairros para unir esforços em conjunto com a Polícia Militar.

O evento foi presidido pelo Coordenador Estadual dos Consegs, coronel da reserva remunerada Chehade Elias Geha, juntamente com o major Dalton Gean Perovano, que explanou sobre a regulamentação e as prerrogativas dos integrantes do Conseg, bem como as responsabilidades e deveres.

O Chefe do Estado Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques, acompanhou o evento e destacou que as portas do quartel devem estar sempre abertas para a comunidade. “A segurança pública precisa ter o envolvimento do cidadão junto à Polícia Militar para que juntos possam identificar problemas e buscas soluções”, apontou.

O contato com a PM para tratar de assuntos de segurança já é um hábito de José Carlos Mendes, que atua pelo Conseg do bairro Jardim das Américas, há 12 anos. Ele elogiou as novas ações preventivas desencadeadas pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). “Eu acredito que essa evolução ajuda muito com nosso legado dentro do voluntariado no bairro, todo mundo comentando as novas iniciativas”, destacou.

Margareth Andrade Nascimento, atual presidente do Conseg Jardim das Américas, apontou que o trabalho da Polícia Militar, com planejamento e otimização de recursos, surtido efeito nos moradores do bairro. “As rondas são mais presentes e existe uma estratégia muito mais inteligente, nós observamos a redução significativa das ocorrências no bairro, nós temos uma participação mais efetiva junto com o comando, as portas estão abertas, nós podemos levar sugestões e participações à PM”, disse.

“O Conseg é a voz dos moradores então por meio desse grupo que as autoridades saberão como atender as necessidades no que diz respeito à segurança pública. A amplitude disso vai além da segurança e exige o comprometimento da imprensa, dos empresários, dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, em todas as suas instâncias”, destacou o coronel Chehade.

GALERIA DE IMAGENS