Reencontro de policiais com recém-nascida gera comoção durante solenidade militar do coronel Sarmento 21/05/2019 - 12:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Um recém-nascido chegou muito próximo da morte na quarta-feira (15/05), mas graças ao trabalho rápido dos policiais, a pequena Rafaela teve sua vida salva após um engasgamento. A ocorrência aconteceu na cidade de Cruzeiro do Oeste (PR), e foi liderada por militares estaduais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), que pertence ao 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM).

A situação, por mais desesperadora que fosse, foi conduzida calmamente pelos soldados Leonardo Rodrigues Martinez, Sidney de Oliveira e Paulo Sérgio Evangelista de Souza que, desde o curso de formação de policiais, tiveram o treinamento adequado para saber o que fazer nesse tipo de caso.

O reencontro entre os policiais e a bebê Rafaela, que hoje possui 16 dias, aconteceu na manhã de segunda-feira (20/05), durante a Solenidade Militar em homenagem ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, o coronel Sarmento. Os pais da criança organizaram a surpresa. “Eu chorei de medo, mas hoje choro de alegria e gratidão a esses policiais que me socorreram tão rapidamente”, disse Hevelin, a mãe de Rafaela.

O procedimento utilizado para salvar a criança se chama Manobra de Heimlich, que é um movimento que expulsa qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias da vítima.

“Todos veem a PM como o órgão que serve apenas para punir, mas esquecem que há o lado humano do policial, que muitas vezes fica em segundo plano por conta das outras ocorrências que atendemos. Mas o policial tem que ter o treinamento básico de primeiros socorros, para poder atender a todos”, afirma o oficial de comunicação do 7º BPM, tenente Rafael Lemos Pacheco.

O tenente também afirma que não é comum esse tipo de ocorrência, mas diz que as pessoas, quando ligam pro 190 ao invés do Corpo de Bombeiros ou Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência(SIATE), já estabeleceram confiança em saber que os policiais também  tem preparo para atuar em casos de emergência médica.

GALERIA DE IMAGENS