Prova Coronel Sarmento 2019 agita domingo de Dia dos Pais com mais de 4 mil inscritos em Curitiba 11/08/2019 - 12:19

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

A tradicional corrida de rua Coronel Sarmento da Polícia Militar levou mais de 4 mil atletas amadores e profissionais às ruas do Centro de Curitiba neste domingo (11/08), Dia dos Pais. O evento esportivo, organizado pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFID), com apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM e com coordenação técnica e estrutural da Elite Eventos, para marcar o aniversário de 165 anos da Polícia Militar. A largada ocorreu às 7 horas.

O secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, correu o percurso de 10km da prova em homenagem aos 165 anos da PMPR. “É um momento importante, comemorarmos juntos a corrida, o aniversário de 165 anos da Polícia Militar, no meu caso é uma satisfação grande participar do evento, percebemos a energia positiva que as pessoas tem, e redemos hoje uma homenagem pelo aniversário dessa importante instituição”, disse.

O circuito da corrida foi pelo centro da capital paranaense, com a largada e a chegada dos participantes em frente ao Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, na Capital. Pais e filhos acordaram cedo para se unirem aos policiais, bombeiros e demais profissionais de segurança pública e das Forças Armadas numa manhã de atividade esportiva e de confraternização.

A cadete da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), Thays Gomes Barroca Pinto, trouxe o pai, Claudio Dias Pinto, para participar da prova em comemoração ao Dia dos Pais. “Tive uma motivação especial para participar dessa corrida, pois além de representar o grupo de cadetes da APMG e comemorar os 165 anos da PM, consegui trazer meu pai pela primeira vez para participar de uma corrida”, disse. Para Claudio, foi um orgulho correr ao lado da filha. “É um grande presente para mim ter minha filha nessa importante Corporação”, afirmou.

A prova teve cerca de 4 mil inscritos, os quais além de testarem seus limites numa corrida de rua, puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ao visitarem o quartel. Marcaram presença ainda os pelotões de oficiais e praças da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e de outras unidades da PM.

 “Levamos quatro meses pra organizar essa corrida. Desde o encerramento da prova do ano passado já iniciamos os preparativos para o evento deste ano. Todo o efetivo da CEFID se volta para planejar essa corrida, que é a segunda maior corrida de rua do Paraná, atrás apenas da maratona de Curitiba. O show é bonito vale a pena o esforço”, explicou o Chefe da CEFID, major Darany Luiz Alves de Oliveira.

SATISFAÇÃO – Para Jorge da Silva, taxista de 70 anos, correr é um hobby que faz toda a diferença no seu dia a dia, ainda mais se são as provas promovidas pela PM. “As corridas da Polícia Militar sempre são as melhores de Curitiba, não perco uma. Depois daqui fazer um churrasquinho para comemorar o pódio”, disse, ao ficar em terceiro lugar na categoria por idade.

Robson Silaks trouxe o grupo do trabalho para participar da corrida e elogiou a organização da prova. “É um evento em que nosso grupo sempre participa, as corridas da Polícia Militar são sempre muito bem organizadas, temos um grupo de amigos da empresa desde 2011 e viemos para prestigiar o aniversário da Corporação”, explicou.

O primeiro colado geral nos 10 km, Alisson Rocha Peres, enalteceu a importância de conquistar uma medalha na prova. “Corri na frente e tentei segurar o ritmo e após os 5 km forcei o passo e consegui essa vitória. Já participei de outras duas edições e em uma delas consegui o recorde da prova nos 10 km (30’36”). É muito gratificante estar aqui nesse evento”, disse.

A soldado Fabiane Kirchner, que trabalha no Quartel do Comando-Geral da PM, conquistou o primeiro lugar na categoria 5 km fardado feminino, e comemorou o pódio com a amiga, soldado Lilian Jubanski, que ficou com a terceira colocação. “Foi um desafio muito grande, por isso fiquei muito feliz em concluir a prova e ainda conseguir uma excelente colocação no pódio”, afirmou.

A vencedora dos 5 km feminino geral, Dinorah Vargas, sempre participa das provas de rua da Polícia Militar e parabenizou o aniversário da Corporação.” Em geral eu gosto das corridas militares, e a de  hoje teve um percurso bom, bem plano, e o clima frio ajudou também. Agradeço a Deus por me dar condições de conseguir boas colocações nas provas”, ressaltou.

No pátio do QCG havia dezenas de estandes com produtos e alimentos saudáveis para os corredores, além de brinquedos infláveis para as crianças que vieram com os pais. As unidades especializadas expuseram equipamentos e viaturas para que a comunidade pudesse conhecer de perto o trabalho da corporação. Houve exposição do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Companhia de Choque, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Todos os participantes receberam uma medalha de participação ao concluírem a prova e concorreram a dezenas de prêmios que foram sorteados após a corrida. Também houve a assistência médica de urgência do Corpo de Bombeiros e o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) que fez a segurança do perímetro de prova e orientou os motoristas que passavam pela região central a fim de evitar acidentes ou problemas no trânsito.

GALERIA DE IMAGENS