Projeto musical ganha espaço na cidade de Marechal de Cândido Rondon (PR) e já alcança mais de 50 crianças 18/07/2019 - 12:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

“E pra esse futuro ser feliz, vamos ter que cuidar bem desse país”. O trecho da música de Antônio Pecci Filho, mais conhecido popularmente como “Toquinho”, é seguido à risca pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), que usa da arte musical para estreitar os laços com aqueles que irão compor a sociedade futura: as crianças.

Trata-se de um coral infantil, em Marechal Cândido Rondon, no Interior do Estado. A iniciativa já existe há algum tempo, e muitos dos integrantes são crianças que estavam em situação de vulnerabilidade social e foram acolhidas pelo BPFron. “O projeto tem a intenção de aproximar nossos jovens da Polícia Militar. Com isso, podemos ensinar nossa disciplina e trabalhar valores que farão toda a diferença à elas no futuro”, explica o tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, comandante do Batalhão.

Os garotos e garotas que integram o coral participam de aulas semanais na sede da unidade, sempre no período de contraturno escolar. E como o assunto é música, nada mais justo que os alunos sejam guiados por alguém que entenda do assunto. O soldado Juliano Cezar Zang, além de agente de segurança pública, se dedica ao trabalho voluntário desde o início. É ele quem conduz as crianças nos ensaios, sempre sob a coordenação do tenente Luiz Eduardo Beiger da Luz, responsável pela implantação desse projeto, que começou em fevereiro deste ano. “A música é, sem dúvida, uma ferramenta facilitadora na busca pelo desenvolvimento saudável da criança. Aprender através dela torna tudo muito mais atrativo”, garante o tenente.

A primeira aula, que aconteceu no dia 23 daquele mês, ganhou destaque quando uma matéria foi publicada no site da PMPR. Na ocasião, apenas oito crianças participavam do projeto. Hoje, esse número chega a pouco mais de 50. E para que as vozes desses garotos pudessem ultrapassar as paredes de uma sala de ensaio – afinal, essa é o propósito do projeto – a unidade se dispõem constantemente a dedicar-se na organização de eventos “extracurriculares”. Ou seja, tocar os corações dos moradores de Marechal com várias apresentações pela cidade. O próximo evento já tem data marcada: 10 de agosto, e ocorre em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) local, no mesmo mês em que a Corporação comemora seus 165 anos de criação.

Além dessas apresentações, o Batalhão ainda promove a reunião entre as próprias crianças, como nos dias 12 e 13 de julho, quando 18 dos participantes foram levados a um sítio rural de Marechal, para um acampamento coletivo. No evento preparado pela unidade, foram desenvolvidas ações como instruções, adestramento de cães, escalada, caminhada em trilha, brincadeiras e gincanas. As atividades recreativas contaram com a colaboração de escoteiros, agentes de saúde, um personal trainer entre outros profissionais, tudo para garantir que os pequenos se divertissem com segurança, como explica o setor de Relações Públicas do Batalhão.


GALERIA DE IMAGENS