Projeto do BPTran voltado aos motociclistas leva informação e conscientização em Curitiba 08/12/2018 - 10:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em parceria com empresas da Capital, está desenvolvendo o projeto “Viva Motociclista”, quer consiste em prestar atividades teóricas e exercícios práticos sobre direção defensiva e conscientização no trânsito. Neste sábado (08/12) a atividade foi com 18 funcionários da empresa CNH Industrial, na Cidade Industrial de Curitiba (PR).

De acordo com o Comandante da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), capitão Adilson Martendal de Oliveira Santos, o projeto foi criado diante do crescente aumento da frota de motocicletas na cidade, e consequentemente o número de acidentes de trânsito que envolvem motociclistas. “Objetivamos atingir um público que utiliza diariamente motocicletas seja para vir trabalhar ou durante o seu horário de serviço e buscamos criar uma cultura de pilotagem defensiva uma vez que a maior parte dos acidentes com vítima envolvem motociclistas”, explicou.

O capitão detalhou que de toda a frota de veículos da Capital, 10% se refere a motos, mas mesmo assim a maior parte dos acidentes com vítimas tem como vítima o motociclista. “A cada três acidentes com óbito no local, dois dos óbitos são de motociclistas, por isso fazemos ações educacionais como essa para minimizar as mortes no trânsito”, explicou.

A primeira parte da instrução com os motociclistas é focada no detalhamento de instruções com noções teóricas de pilotagem, de legislação, principalmente a parte de pilotagem defensiva. Logo depois os pilotos participam de um exercício prático que simulam situações adversas que podem ocorrer no dia a dia, aonde os alunos podem colocar em prática os ensinamentos acompanhados pelos policiais militares do BPTran.

Fábio Belasco, responsável pela área de Saúde, Segurança e Meio ambiente da Empresa, a parceria com a Polícia Militar renderá resultados que poderão influenciar positivamente na conduta dos condutores. “É uma satisfação contar com a Polícia Militar para contribuir com a segurança dos nossos funcionários. Verificamos que muitos colaboradores utilizam a motocicleta como meio de transporte e já desenvolvemos ações nesse sentido, mas percebemos a necessidade de ampliar. Temos cerca de 600 pessoas que se descolam com motos para o trabalho e nem todos tem a formação e a capacitação necessária sobre prevenção no trânsito”, explicou.

Vanderlei Costa, funcionário da empresa, elogiou a iniciativa da PM e garante que a capacitação foi de grande valia. “Foi muito importante participar desse curso, foi uma experiência nova, para mim foi um bom aprendizado. Há oito anos utilizo moto em Curitiba e nunca sofri acidente, mas porque sempre participo de iniciativas como essa para reforçar os conceitos de segurança”, completou.

GALERIA DE IMAGENS