Projeto Formando Cidadão da Polícia Militar trabalha com educação e esporte para cuidar de crianças e adolescentes 24/08/2019 - 03:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR


Em 19 anos de atividade, o projeto Formando Cidadão Força Jovem Militar do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) vem passando por um momento de intensa atividade. O trabalho foi atualizado para atuar essencialmente na prevenção de jovens para não caírem nas garras da criminalidade e inclui aulas de artes marciais, atividades educativas e palestras.


O Comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, acredita que a maior conquista do projeto é a promoção da cidadania. “Temos percebidos que os meninos do projeto se tornaram referência entre amigos e parentes. Estamos construindo um exército do bem, eles contagiam a sociedade demonstrando a importância de ser amigo da PM, de que a Polícia Militar está ajudando a sociedade”, completou.

Neste mês de agosto, pela primeira vez, os integrantes do projeto receberam 30 agasalhos de verão e 30 fardas para as atividades.“Já tínhamos conseguido 30 tênis e 30 coturnos, e com muito trabalho e luta, por meio de patrocínios, adquirimos os uniformes completos”, disse. Os trajes foram adquiridos por meio do Instituto Aparecido Marchione, presidido por Fernanda Marchione, uma incentivadora das atividades sociais no Batalhão. "Estamos trabalhando para cuidar das crianças e adolescentes, iniciando desde os 7 anos até os 16, para que nunca optem pela marginalidade e pela violência”, completou Fernanda.

O projeto trabalha com crianças e adolescentes que vivem em situações propicias à envolvimento com a criminalidade, mas que não foram cooptadas para a prática de crimes. Os alunos ficam na sede do 13º Batalhão, no bairro Novo Mundo, onde participam de aulas no contraturno escolar sobre matemática, ordem unida, etiqueta social, treinamento físico, mecânica básica, muay thay, capoeira e música. O grupo também participa desfiles cívico militares e visitas externas.

O exercício no batalhão já resultou em conquistas como as medalhas e troféus adquiridos no VI Campeonato Brasileiro de Karatê-do Tradicional, promovido pela Confederação de Karatê-do Tradicional do Brasil, entre os dias 10 e 14 de julho, na cidade de João Pessoa-Paraíba.

O PROJETO -  A iniciativa tem por objetivo atender as crianças e adolescente que vivem em situação de vulnerabilidade social, por isso promove atividades preventivas, enfatizando sua inclusão em um ambiente militar, proporcionando fatores de desenvolvimento e de transformação humana.

Outro objetivo do projeto é conscientizar as crianças e os adolescentes sobre os perigos do envolvimento com drogas e a criminalidade, contribuindo para que tenham uma nova postura de vida e um futuro melhor, gerando nelas mais saúde, mais equilíbrio pessoal, resgatando valores e capacitando-os para ingressarem construtivamente na sociedade e na vida profissional.

“Entendemos que os problemas sociais estão ligados a questões de segurança pública, e que a sociedade civil tem que se aproximar dos órgãos, principalmente da Polícia Militar. Focamos na prevenção, apoiando a Corporação e trabalhando a matéria humana, investindo na formação da pessoa, para que ela não seja corrompida”, destacou Fernanda.

 

GALERIA DE IMAGENS