Primeiro Atlhetiba de 2019 tem reforço de policiamento e três pessoas são encaminhadas por uso de drogas no estádio 31/01/2019 - 11:10

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O policiamento preventivo e ostensivo para o primeiro Atlhetiba de 2019, planejado pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), sob coordenação do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), resultou no encaminhamento de três pessoas por porte de drogas nesta quarta-feira (30/01). Com pouco mais de 9,6 mil pessoas assistindo a partida em uma torcida única, os focos de conflitos entre torcidas rivais aconteceram fora do estádio em diferentes pontos da Capital, em que a PM atendeu as situações e dispersou os envolvidos.

De acordo com o Comandante da Operação Futebol e Chefe de Planejamento do 13º Batalhão, major Francisco Carlos Hrentechen, três torcedores foram detidos dentro do estádio por porte de drogas. Todos foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), na Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), para a lavratura do Termo Circunstanciado (TC) por se tratarem de crimes de menor potencial ofensivo.

O oficial ainda destacou que as escoltas dos times ocorreram sem transtornos. “A Rondas Ostensivas Tático Móvel do 12º Batalhão realizou a escolta dos times desde o hotel até a chegada ao estádio, onde já havia efetivo policial esperando pelas delegações”, disse o major.

Houve reforço de policiamento no entorno do estádio e em pontos estratégicos da Capital, bem como orientação de trânsito nos cruzamentos no entorno da Arena da Baixada. Os integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) fizeram bloqueios em nove pontos de acesso, permitindo o acesso ao perímetro interno os moradores e pessoas com ingresso.

O Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) recebeu chamadas pelo 190 sobre conflitos entre torcedores do Coritiba e do Atlhetico Paranaense antes do início da partida. A primeira situação foi por volta das 20h25 no Bairro Alto, onde torcedores teriam provoca tumulto em um ônibus da linha Interbairros 2. A ocorrência foi repassada para a Guarda Municipal.

Outra situação relatada para a Polícia Militar aconteceu no Bairro Capão da Imbúia, onde torcedores do Coritiba cercaram um ônibus com torcedores do Atlhetico e começaram a depredar o ônibus. As equipes da GM foram até o local da situação e os envolvidos se dispersaram.Também houve acionamentos à Polícia Militar de situações no Terminal do Cabral, mas após a chegada das equipes da ROTAM nada foi constatado.

No terminal do Pinheirinho, por volta das 21h52, foi repassada a informação de que vários torcedores do Athletico estavam fazendo algazarra. Quando a equipe da Polícia Militar chegou no local a multidão já havia se dispersado. Outras situações relatadas à PM não foram constatadas por não serem encontrados os envolvidos.

Participaram do esquema de segurança policiais do 12º, do 13º, 20º e do 23º Batalhões, além do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMON).

GALERIA DE IMAGENS