Policiais militares do Quartel do Comando-Geral são habilitados para usar espargidores químicos 01/10/2021 - 12:02
Os policiais militares que trabalham no Quartel do Comando-Geral da PM passaram por um nivelamento para habilitação ao uso de espargidores químicos. As instruções teóricas e práticas foram feitas para que os profissionais saibam manusear o equipamento e aplicá-lo como recurso de uso seletivo de força no atendimento de ocorrências policiais.
“Isso vai ao encontro dos Direitos Humanos com relação ao emprego do menor potencial ofensivo. A Polícia Militar passa a ter uma opção a mais para fazer o enfrentamento à criminalidade e o nosso militar estadual ter mais segurança durante as ações policiais”, disse o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse.
Segundo a comandante da Companhia de Comandos e Serviços (CCS) do Quartel do Comando-Geral, capitão Brenda Alves Ribeiro, todos os militares estaduais passarão a portar o espargidor. As instruções começaram no dia 15 e terminaram no dia 30 de setembro. “Foram feitas várias turmas a fim de atender todo o efetivo, cerca de 600 policiais militares subordinados à Ajudância-Geral. Todos foram habilitados para manusear esse novo recurso”, explicou.
Houve instruções teóricas e práticas, demonstração do equipamento por meio de vídeos e estudos de caso. “O principal objetivo foi capacitar os policiais militares sobre o uso correto do espargidor, uma ferramenta não letal que pode ser usada para evitar ao máximo o uso de arma de fogo”, detalhou a capitão.
As instruções são importantes para atualizar o policial militar sobre a mudança de procedimentos e da legislação. O sargento Rafael Batista Lucio foi um dos instrutores que ministrou as aulas aos militares estaduais. “O espargidor será um instrumento de menor potencial ofensivo para minimizar ferimentos na pessoa que infringir a lei e resistir a ação policial”, destacou.