Polícia Militar homenageia praças promovidos com entrega de homenagem e certificados em Curitiba 28/08/2019 - 15:24
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
No Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, policiais militares promovidos neste mês de agosto e que atuam em diversas funções do serviço administrativo e operacional, foram homenageados e receberam um certificado de gratidão pelos serviços prestados à Corporação. Em todo o Paraná, 744 praças tiveram avanço na carreira, e adquiriram novas funções e responsabilidades.
O evento foi na manhã de quarta-feira (28/08) e foi presidido pelo Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, e pelo Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira. A homenagem foi feita a 104 policiais militares integrantes do 1º CRPM, da Ajudância-Geral, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
A felicidade e a gratidão estavam estampados no rosto dos policiais militares, alguns com marcas do envelhecimento precoce por conta da intensidade da atividade policial, outros com marcas internas das situações vividas durante o atendimento de ocorrências. Soldados, cabos e sargentos foram o destaque do evento, que contou ainda com o tradicional desfile da tropa em continência ao coronel Péricles.
“Na vida policial militar, um dos momentos que mais proporcionam motivação para o policial, seja oficial ou praça, é o da promoção, em que ele entende que sem empenho e dedicação foi reconhecido. Assumimos o Comando-Geral com o compromisso de dar celeridade e fluxo de carreira aos nossos praças, tivemos menos de mil promovidos ano passado, e neste ano vamos chegar a quase 2 mil praças promovidos. Isso retorna em forma de motivação, e nessa condição o policial militar produz mais segurança para sua comunidade. É obrigação nossa reconhecer o serviço desses profissionais”, destacou o Comandante-Geral da PM.
Ao final do evento aconteceu o tradicional desfile com frações de tropa do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 1º Comando Regional de PM (1º CRPM) e também do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon).
"É um reconhecimento a todo trabalho que os policiais fazem e fizeram pela sociedade e pela Polícia Militar. Nós optamos por fazer essa homenagem trazendo todos os policiais da Capital, representando também os outros 744 que já foram promovidos, juntamente com os familiares e os amigos", disse o Comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.
O sargento Edson Luis Cavalheiro, foi um dos agraciados com a homenagem e destacou o apoio da família para a conquista da promoção. “É uma honra ser gratificado dessa forma, a promoção era esperada e agora tenho a possibilidade de chegar ao final da carreira com mais uma promoção. É maravilhoso ter os meus familiares nesse momento especial”, disse.
Para o sargento Henry Francis a valorização dos praças motiva a categoria a lutar cada vez mais pela sociedade. “Para nós, policiais militares que entramos com vocação, é sempre um incentivo. É sempre muito gratificante ser promovido dentro da Corporação”, contou.
“Durante toda a minha carreira dei o meu melhor e, após essa realização, quero me dedicar mais para melhorar como policial militar e honrar o sonho que eu tinha desde criança. Então é uma honra receber essa homenagem e me sinto realizado na Polícia Militar do Paraná”, disse o cabo Rodrigo Baido, do BPTran.
“Ser policial é se dedicar à sociedade com alegria e muito amor”, declarou o Cabo José Marcio Ferreira Roko, também homenageado nesta manhã. E se pudesse definir a sua trajetória, amor seria a palavra certa. Ele já atua há 22 anos na Corporação, e entre serviços de rua e administrativos, conheceu a soldado Estela Maris Grimes Roko.
Ela, que é soldado, atualmente trabalha no 13º BPM, e se diz muito orgulhosa e gratificada pela conquista do marido. “Sempre brinco que, além da Corporação ter me dado a farda, me deu uma família. Através dela foi que eu encontrei uma base para a minha vida”, diz.
Em tom de brincadeira, seu marido garante que a opção por vestir a farda da PM foi de ambos, mas a união dos dois aconteceu por uma escolha divina. Por fim, fez questão de agradecer a valorização do seu trabalho por parte da Corporação. “Nós atuamos com muito carinho e honestidade porque isso foi um sonho realizado em nossas vidas”, afirma. “Isso nos motiva a continuar nessa caminhada”, completa.
Estiveram presentes o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais; o Chefe do Estado-Maior, coronel Lanes Randal Prates Marques; o Diretor de Apoio Logístico, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Comandante do 3º CRPM, coronel José Carlos Mazurkievicz Graciano; o Comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira; o coronel da reserva remunerada e Presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), coronel Altair Mariot; o coronel da reserva remunerada e presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Coordenador Estadual doa Conselho Comunitária de Segurança, coronel Chehade Elias Geha; coronel Edmilson de Barros; além de familiares dos homenageados.