Polícia Militar faz megaoperação 100 com 500 policiais militares nas ruas da Capital; foco é a prevenção 18/03/2020 - 16:00
Marcia Santos
Jornalista Responsável
As unidades operacionais da Polícia Militar da Capital colocaram todo o efetivo disponível nas ruas da cidade nesta terça-feira (17/03) pela Operação 100. Mais de 150 viaturas, 40 motos e 34 equipes hipomóveis intensificaram os bloqueios de trânsito, abordagens e patrulhamento ostensivo nos bairros das regiões centro, Sul e Sudoeste de Curitiba. Uma aeronave da Corporação também está sendo utilizada na operação.
O lançamento da operação ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, que ficou lotado de viaturas e motocicletas da Corporação. As equipes policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) e Radiopatrulhas das unidades de área (12°, 13º, 20º e 23º Batalhões) concentraram-se juntamente com as equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) por meio da Companhia de Choque. Policiais militares que atuam no serviço administrativo dos batalhões também foram aplicados na operação.
“O objetivo principal é atuar nas áreas com maior incidência de ocorrências com base no mapa do crime e também nas áreas com o maior número de pessoas transitando, em estabelecimentos comerciais e em vias de acesso a esses estabelecimentos. O objetivo é dar continuidade ao que já foi feito no ano passado, foram várias versões da Operação 100”,destacou o Comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
PRECAUÇÃO – Antes do início da operação, todos os policiais militares receberam instruções com relação aos procedimentos preventivos para evitar o contágio pelo vírus Covid-19 (coronavírus). O Diretor de Saúde, coronel médico Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, falou sobre a questão da higienização e dicas para evitar a transmissão do vírus.
“O cuidado principal é o mesmo que todas as autoridades sanitárias do país tem alertado nos últimos dias, que é a lavagem das mãos, principalmente. Outra dica importante é cuidar para que a comunidade não fique aglomerada. Nosso objetivo e que o policial militar tenha essa noção de autocuidado, que ele não se contamine, que ele não se torne uma vítima e um transmissor do coronavírus para os seus colegas e para a comunidade”, disse o coronel Mauro.