Polícia Militar deflagra megaoperação com mais de 500 policiais e 165 viaturas em Curitiba 02/08/2019 - 18:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A capital paranaense é palco da maior operação policial já feita pela PM na cidade nesta sexta-feira (02/08). São cerca de 165 viaturas (entre motos, viaturas e módulos móveis), além de 60 conjuntos hipomóveis, e 550 policiais militares dos batalhões da Polícia Militar da capital empenhados na “Operação 100”, para reforço de policiamento preventivo, intensificação de abordagens e fiscalizações em áreas residenciais e comerciais. Um helicóptero também está no patrulhamento aéreo. A operação foi lançada às 16h30 no Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba.

“A prevenção é a natureza da Polícia Militar do Paraná e, ao estudarmos a incidência criminal, estamos constantemente mudando a forma de aplicação do nosso efetivo. Os índices apontam que esse é o horário de maior incidência de criminalidade, véspera de fim de semana e início de mês, quando as pessoas circulam para pagar contas e fazer compras. Nossa natureza é preventiva, então, o resultado disso é uma sociedade melhor protegida”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, que acompanhou o lançamento da operação.

Comandada pelo Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, que foi para a rua com a tropa, a operação tem como foco levar à população mais segurança com atividades preventivas nos pontos com maior circulação de pessoas nos bairros da Capital. Haverá abordagem a pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais, na busca por armas, drogas, foragidos da justiça, entre outros ilícitos.

“Estamos nas ruas todos os dias com grande efetivo e, hoje, estamos com um esforço maior com o intuito de realmente dar segurança à população que circula neste horário, em final de semana e época de pagamento. Os marginais se utilizam destes horários e época para cometer crimes e nós estamos aqui para coibir as ações deles e, com certeza, estamos preparados para isso”, declarou o tenente-coronel Hudson. “Além deste efetivo, ainda estão nas ruas os policiais do policiamento rotineiro diário”, completou.

A aplicação do policiamento é com base no estudo do Setor de Planejamento do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), que analisa criteriosamente a incidência de crimes para verificar quais ações podem ser feitas para atender a necessidade da comunidade. “O crime migra, muda de estratégia, mas nós estamos atentos e também mudamos nossas estratégias de ação para combate-lo”, disse o tenente-coronel Hudson. “A PM inicia o mês de aniversário com esta megaoperação para a sociedade, a quem nós temos como missão proteger”, complementou.

Efetivos do 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões da Polícia Militar, que fazem o trabalho ostensivo diuturnamente, aplicam as equipes de Radiopatrulha, de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM). Cada unidade atuará em sua área de atuação. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) tem equipes hipomóveis em pontos estratégicos da cidade, assim como a Companhia Tático de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com blitze e operações para flagrar crimes de trânsito.

Para ampliar a presença da PM, os efetivos administrativo dos respectivos batalhões, incluindo do 1º CRPM, também estarão empenhados na operação para patrulhamento, abordagens e outras atividades. Módulos móveis da Companhia de Eventos também reforçam os trabalhos da operação 100, nos pontos base específicos na cidade já determinados pelo planejamento do 1º CRPM.

GALERIA DE IMAGENS