Parceria do BOPE com a APMG resulta na Revista Brasileira de Operações Antibombas 08/06/2020 - 14:31
O estudo científico de operações antibombas promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), resultou em mais um avanço: a Revista Brasileira de Operações Antibombas. O periódico foi lançado na última sexta-feira (04/06) e poderá ser consultado eletronicamente por pesquisadores, profissionais da segurança pública e acadêmicos. O lançamento teve a participação do Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, e do Comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira.
De acordo com o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, a revista demonstra a preocupação dos policiais militares em estar em constante busca pelo conhecimento, principalmente no que tange a especialidade de cada um. “A revista traz informações pertinentes e atualizadas que vão ajudar a balizar atuações dos nossos policiais especialistas em antibombas. Além disso, este é um momento de reflexão a todos os demais profissionais que não tiveram a oportunidade de participar desta edição, para que busquem desenvolver trabalhos científicos em suas respectivas áreas também”, disse.
A Revista Brasileira de Operações Antibombas é o segundo periódico lançado pelo Esquadrão Antibombas, unidade que é vanguardista na produção de conteúdo científico sobre operações antibombas.
Segundo o editor da RBOA, capitão Ilson de Oliveira Junior, a revista ainda é fruto e contrapartida pela experiência na Colômbia entre os anos de 2011 e 2012, onde foi possível ter acesso a uma diversidade de periódicos nas escolas da Polícia Nacional e observar como a pesquisa científica e a publicação de periódicos era incentivada nos mais diversos cursos daquela instituição.
Entretanto o projeto começa a virar realizada após uma palestra promovida pela APMG no ano de 2017 com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes, onde foram abordados temas como pesquisa acadêmica e publicações científicas.
“A partir desse momento, passamos a contar com todo o suporte do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da APMG para definição das áreas de interesse, das regras de submissão e elaboração do edital de chamada de artigos, bem como todo apoio da CELEPAR nas tratativas da plataforma da revista”, explicou o capitão.
O Chefe do Centro de Pesquisa e Graduação da APMG, capitão Marcos Roberto de Souza Peres, salientou que o Esquadrão Antibombas possui reconhecimento nacional pela produção científica. “Os artigos da revista são de muita qualidade e o corpo editorial foi escolhido com muito cuidado pelos responsáveis pela produção”, disse.
Para o Comandante do Esquadrão Antibombas do BOPE, capitão Rodrigo Hoinatski, o periódico é de extrema importância para a difusão do conhecimento acerca das operações antibombas, assunto que adquire cada vez mais relevância no cenário nacional e internacional. “É muito relevante ter uma revista científica de qualidade no âmbito da Corporação, comprometida com o rigor técnico e com a verdade, que, a despeito de seu viés teórico, não se distancia da realidade social e da prática do Técnico Explosivista Policial, que atua na defesa e na proteção da sociedade", explicou.