PMPR apreende mais de 3,4 toneladas de drogas em ação na região sul da capital 06/05/2025 - 09:55

Na manhã desta segunda-feira (5), uma ação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio de equipes do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), resultou na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes transportados em um caminhão bi-trem e na prisão de dois indivíduos envolvidos na ocorrência. A abordagem ocorreu nas proximidades de um posto de combustível na região de Ganchinho, Curitiba, após a equipe policial receber uma denúncia anônima.

De acordo com as informações iniciais, um caminhão bi-trem de cor vermelha estaria realizando o transporte de drogas, sendo acompanhado por um veículo branco, que atuaria como batedor na operação criminosa. Uma equipe policial intensificou o patrulhamento na região, onde logo visualizaram os veículos mencionados e flagraram o momento em que o condutor do veículo branco se aproximava do caminhoneiro, iniciando uma breve conversa. Em seguida, ambos retornaram aos seus veículos.

Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem dos automóveis. Durante busca no veículo, foi localizada uma pequena quantidade da substância conhecida como "rebite", fato que foi assumido pelo condutor. Em seguida, o caminhão foi abordado e, após contradições, o motorista confessou que transportava entorpecentes e relatou que receberia a quantia de 15 mil reais pelo serviço. Durante a vistoria na carga, foram localizados mais de 3,4 toneladas de maconha e mais de 2,5 quilos de haxixe.

Em entrevista, o coronel Marcelo Roke Favero, comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), destacou a importância da ação. "Esse tipo de policiamento, que chamamos de policiamento de proximidade, ocorre quando a polícia, especialmente as equipes da área, mantém um bom relacionamento com a comunidade. Esse contato estreito é feito até mesmo de forma informal, através do telefone do policial. É dessa maneira que conseguimos receber informações e checar rapidamente o que está acontecendo. Isso, claro, sem deixar de lado os canais formais como o 190 ou o aplicativo da polícia. Essas informações informais, por sua vez, ajudam muito no trabalho da polícia" destacou ele.

Os dois homens de 48 anos foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, juntamente com os veículos e os entorpecentes apreendidos, para as providências cabíveis. A operação integrou diversas equipes da Polícia Militar, colaborando com a descarga e encaminhamento dos materiais apreendidos e condução dos indivíduos presos, demonstrando a integração e eficiência das equipes no enfrentamento de ações delituosas.

Através desta ação, a Polícia Militar do Paraná reforça seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e com a segurança da população, destacando a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias anônimas. Ações em desconformidade com a lei ou que tragam perigo à vida podem ser denunciadas através do telefone de emergência 190 ou através do Aplicativo 190 PR, disponível para download nas plataformas digitais.


Comunicação Social da PMPR