PM reforça o policiamento com a Operação Verão Maior Costa Oeste e lança o APP 190 PR para mais 23 municípios 23/12/2019 - 16:46
Marcia Santos
Jornalista Responsável
A população da região Oeste do estado poderá acionar a Polícia Militar pelo APP 190 PR e receberá reforço no policiamento com a Operação Verão Maior Costa Oeste 2019/2020. O evento de lançamento aconteceu na tarde de sexta-feira (20/12) no Balneário de Santa Helena. Os trabalhos seguem até o dia 1º de março, após as comemorações de Carnaval.
A Operação Verão Maior Costa Oeste, reforçará o policiamento nos balneários da cidade de Santa Helena, Entre Rios do Oeste e do Distrito de Porto Mendes, e na cidade de Marechal Cândido Rondon. No mesmo evento houve o lançamento do APP 190 PR, onde, a partir de agora, 23 municípios poderão acionar a PM sem precisar ligar.
Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento. Para fazer o acionamento é preciso se cadastrar, estar com o GPS ligado e tem a opção de direcionar a natureza da ocorrência como: Barulho/Perturbação, Violência Doméstica, Trânsito e Outros.
Preliminarmente, em outubro do ano passado, o aplicativo foi lançado para usuários do Android e, em fevereiro deste ano foi disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente. A novidade arrastou milhares de pessoas que tinham curiosidade em conhecer o aplicativo. Em um ano, foram feitos 39.943 downloads nas duas plataformas, permanecendo 17.319 usuários ativos.
Municípios que poderão baixar e acionar a PM pelo APP190PR: Toledo, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Guaíra, Nova Santa Rosa, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Jesuítas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Nova Aurora, Cafelândia, Palotina, Maripá, Terra Roxa, Santa Helena, Diamante do Oeste e São José das Palmeiras.