PM promove ação de Natal e encanta veranistas com entrega de doces e pintura de rosto em Guaratuba (PR), no Litoral do estado 24/12/2019 - 12:55
Marcia Santos
Jornalista Responsável
O espírito natalino inspirou os policiais militares da Subárea de Guaratuba, do Verão Maior 2019/2020, a fazer uma carreata pelo centro da cidade e distribuir doces às crianças nesta terça-feira (24/12). Na Praia Central, as crianças receberam as pulseirinhas de identificação e puderam tirar fotos com o Papai Noel. Policiais militares do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) também participaram da atividade e fizeram pinturas no rosto dos pequenos com símbolos de Natal.
A tropa que veio de várias regiões do Estado para atuar no Litoral durante a temporada de verão trouxe alegria e vontade de ajudar o próximo. Atuante em Ponta Grossa, o Comandante da Subárea de Guaratuba, capitão Moreira Só, foi o primeiro a se envolver na atividade, se vestindo de Papai Noel e interagindo com as crianças. Os demais policiais da unidade auxiliaram na organização do evento e no deslocamento das viaturas pela cidade até a Praia Central.
“Procuramos levar uma imagem de fraternidade e amizade da Polícia Militar com a comunidade. O Papai Noel é uma figura icônica que traz felicidade às pessoas, que significa confraternização. Já desenvolvo esse tipo de atividade na PM há bastante tempo e não podia deixar de fazer aqui no Litoral. Vemos o sorriso de uma criança, uma pessoa idosa acenando, é uma sensação indescritível”, disse.
A atividade iniciou-se logo cedo, por volta de 9 horas. O Papai Noel saiu da Companhia da PM de Guaratuba com sua Harley Davidson, toda ornamentada com enfeites de Natal, seguido pelas motocicletas e viaturas que fizeram soar as sirenes pelas ruas e avenidas da cidade. Dezenas de pessoas paravam o que faziam para tirar uma foto ou simplesmente dar um abraço no Papai Noel.
Na Praça Central, foram preparadas mesas para a pintura de rosto e a entrega de pulseirinhas de identificação. Logo mais a frente, o Papai Noel ficou sentado interagindo com as pessoas que passavam pelo calçadão da praia. Não foram poucas fotos e vídeos feitas por quem assistiu a atividade.
“A interação deles [policiais militares] com as crianças é muito bonita, porque geralmente criança tem uma imagem do policial como aquele ser que não se pode mexer, não pode tocar. E não, muito pelo contrário, na escola elas [filhas] estão aprendendo sobre os policiais, a importância deles e agora elas falam que os policiais são nossos amigos. Isso mostra que podemos contar com a PM para qualquer coisa”, disse Janaína Mendes Leal Nunes, que trouxe as duas filhas.
A mãe dela, Laura Aparecida Mendes, pedagoga, destacou que o momento das netas com o Papai Noel não será esquecido. “Essa demonstração de carinho, de respeito dos policiais e da comunidade, é o que nós temos que acreditar e ver eles como nossos cuidadores. Isso que trabalhos no dia a dia com os nossos alunos”, afirmou.