PM presta apoio e reforça policiamento na Câmara Municipal de Curitiba 18/11/2019 - 09:00
A Polícia Militar do Paraná garantiu a segurança de manifestantes, vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Curitiba, além de apoiar a Guarda Municipal na manhã desta segunda-feira (18/11). Militares estaduais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Capital e o Batalhão de Operações de Trânsito (BPTran) atuaram evitando que a Câmara dos Vereadores fosse invadida e que pessoas se machucassem. Uma pessoa foi encaminhada.
De acordo com o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Valmor Anderson Pereira, a Polícia Militar foi acionada pela Secretaria de Defesa Social para apoiar a Guarda Municipal durante as manifestações na Câmara Municipal de Curitiba. “Houve uma tentativa de invasão, em que os manifestantes romperam as linhas da Guarda Municipal, quebraram os vidros frontais, as janelas e forçaram as portas. A PM apoiou nessa contenção, fazendo com que eles recuassem apenas com o uso de escudos, sem uso de material menos que letal ou de controle de distúrbios civis”, contou o coronel Anderson.
De acordo com o tenente-coronel Anderson, uma pessoa foi detida e encaminhada. “Essa pessoa estava tentando entrar no plenário com máscara de gás, bomba de gás, material de pichação e outras ferramentas. Como ele desobedeceu à ordem dos Guardas Municipais, ele foi revistado em frente aos outros manifestantes e foi encaminhado imediatamente pela própria Guarda para qualificação, identificação e apresentação à autoridade policial na delegacia de Polícia Civil”, complementou o tenente-coronel Anderson.