PM orienta população de Cianorte (PR) sobre a perigosa combinação do álcool com a direção 23/09/2019 - 11:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Autuações, prisões e acidentes de trânsito: todas essas situações, que são consequências negativas da combinação álcool e direção, foram alertadas durante uma atividade educativa alusiva à Semana Nacional de Trânsito, na última sexta-feira (20/09), em Cianorte (PR). Essa é mais uma das várias atividades de orientação que a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) planeja conduzir durante a campanha educativa.
Na ação, proposta pela PM, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) e os jovens da Ordem Demolay (Instituição Filantrópica Internacional), a ideia era conscientizar a população de que a bebida alcoólica é a maior responsável pelo índice negativo de mortes nas vias brasileiras.
Testes do bafômetro foram feitos durante abordagens na cidade, especialmente em choperias. Se o teste acusasse qualquer quantidade de álcool, o frequentador do estabelecimento recebia o selo vermelho com a frase (precisa de carona). Já o selo verde era colado no peito daqueles que eram aprovados durante o exame do etilômetro, com a frase (motorista da rodada).
De acordo com a Unidade, sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos sobre a necessidade e a importância de prevenção de acidentes de trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento nas vias, foram algumas das preocupações da iniciativa.
E, ao que tudo indica, juntar descontração e orientação parece ter sido uma soma certeira e efetiva. Ainda de acordo com a 5ª CIPM, aos poucos, outras pessoas pediam para fazer o teste na medida em que ouviam as instruções dos policiais.