PM forma 15 novos aspirantes para assumirem funções em unidades do Interior do estado 17/04/2020 - 12:00

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

A formatura dos 15 novos aspirantes a oficial da Polícia Militar do Paraná marcou a passagem dos formandos para as fileiras da Corporação na manhã desta sexta-feira (17/04). Sem a tradicional formatura, o momento foi comemorado sem público, em consonância com as medidas preventivas para o combate ao coronavírus (Covid-19). Com a conclusão do período de formação, os aspirantes serão distribuídos para funções em unidades no Interior do estado.

O Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, que também foi instrutor da turma no tema Gerenciamento de Crises, destacou que o ingresso dos novos aspirantes fortalece as ações da PM num momento em que a Corporação tem grande responsabilidade junto à Secretaria Estadual da Saúde nas ações de controle da pandemia do coronavírus.

“Essa turma de aspirantes é apresentada à sociedade paranaense no ápice do impacto do coronavírus. Mas, a PM sabe preparar seus homens, da formação do soldado à do oficial, eles recebem todo um cabedal de conhecimento que os habilita a operar e se desenvolver bem em qualquer cenário. Temos uma expectativa com esses jovens, posto que no momento em que são lançados à sociedade, eles estarão nos protegendo, executando a atividade de policial militar, mas também fortalecendo a proteção à saúde pública nas ações de Estado no controle da pandemia do coronavírus”, disse o coronel Péricles.

O pátio da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), que todos os anos é ornamentado com frações de tropa e o desfile dos formandos, desta vez ficou praticamente vazio. Viaturas históricas e itens que representam o oficialato foram dispostos próximos aos aspirantes, para fotografias. Por conta das medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a solenidade foi fechada, sem convidados, com todos os cuidados de higienização e de distanciamento entre pessoas que o momento exige.

“A solenidade se reveste de um momento especial. Temos um convênio com a Unespar em que, após um longo período de trâmites, outorgar a eles o título de bacharéis em Segurança Pública e Cidadania, então por si só a cerimônia se transforma num grande evento, não pelo comparecimento de autoridades, mas num carisma que se concretizou e transcende esse momento de cautela e cuidado que passamos por conta do coronavírus”, destacou o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu.

A formatura marcou a conclusão de um período de três anos de formação dos cadetes que tiveram 4,5 mil horas-aula que abrangeram temas relacionados à segurança pública como Direito, uso correto de armas de fogo, Psicologia, Estatística, Educação Física, Direitos Humanos e Policiamento Comunitário, exercitados tanto de maneira teórica quanto prática, além do período de estágio operacional com a supervisão de oficiais formados e experientes.

A turma escolheu para si o nome do Capitão da PM Wagner Frank Freire em homenagem aos serviços prestados pelo oficial à Corporação, e que tragicamente perdeu a vida ao sofrer um atropelamento no início deste ano. Devido as restrições de público, os familiares do capitão Freire não estiveram na formatura e receberam uma homenagem em suas residências.

Representando o Governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, o Chefe da Casa Militar da Governadoria, tenente-coronel Welby Pereira Sales, leu o discurso do Governador, felicitou boa jornada aos novos aspirantes e parabenizou a conclusão da formação na APMG.

Um dos momentos mais especiais na rápida cerimônia foi a premiação dos primeiros colocados no Curso de Formação de Oficiais, que se destacaram ao longo dos desafios que foram apresentados. O Comandante-Geral, coronel Péricles, o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, e o Comandante da Escola de Formação de Oficiais, major Idevaldo de Paula Cunha Júnior, entregaram mimos aos cadetes Rafael Amaral Alves, Eduardo Delai Correa e Yan Lucco Nunes Santos.

O aspirante Rafael Augusto Andrade apontou que mesmo sem uma grande cerimônia, a conquista do oficialato é silgular. “Acredito que às vezes uma coisa mais simples acaba sendo mais marcante na vida da gente. O militarismo é mais isso, a questão da simplicidade é levada em voga e acredito que, ainda que o baile tenha sido cancelado, as restrições para a própria formatura, acaba sendo uma questão mais marcante ainda, deixa a família mais perto da gente ainda”, destacou o aspirante.

Estiveram presentes na solenidade, representando o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o Chefe da Casa Militar da Governadoria, tenente-coronel Welby Pereira Sales, o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Subcomandante-Geral, coronel Antônio Carlos de Moraes; o Chefe do Estado-Maior, coronel Wanderley Rothenburg; o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Subcomandante da APMG, tenente-coronel Gerson Gross; o Chefe da Divisão de Ensino, tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior; o Comandante da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) e o Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret.

 

GALERIA DE IMAGENS