PM conduz atividades contra o crime ambiental em cidades do Norte Paranaense 11/06/2019 - 12:00
O Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) não mediu esforços no combate aos crimes ambientais, através de atividades policiais que começaram no último domingo (09/06) e se estenderam até a última segunda-feira (10/06). As ações foram conduzidas em diversas cidades do Norte do Paraná, e resultaram na apreensão de materiais ilícitos. Dois homens, ao fim das ocorrências, ainda foram autuados e pagarão multas pelas suas infrações.
A primeira situação aconteceu em Santa Terezinha de Itaipu (PR), quando cerca de 470 metros de redes de malhas, e também 150 metros de espinhel (materiais proibidos na pesca) foram apreendidos perto do Lago de Itaipu, após serem encontrados abandonados no local, por volta das 16 horas.
No segundo caso, que aconteceu em Nova Santa Rosa (PR), policiais foram até uma Área de Preservação Permanente (APP) para o atendimento de uma ocorrência de desmatamento no local, informação essa passada por meio de uma denúncia em anonimato, por volta das 11 horas.
Espécies da flora nativa da região (Mata Atlântica) estavam cortadas, e estima-se que, aproximadamente, 10.000m² da área local havia sido desmatada. O proprietário da área, além de ser encaminhado à Delegacia para os procedimentos de praxe, teve de se comprometer a pagar uma multa de R$ 7 mil pelo crime ambiental. Além disso, o trator que ele utilizava para a limpeza do local após seu desmatamento acabou recolhido.
O último caso foi registrado após o atendimento da ocorrência citada anteriormente, e deu conta da apreensão de várias madeiras extraídas de maneira irregular. Cerca de 20m³ de lenha foram apreendidos na ausência do seu Documento de Origem Florestal (DOF), o que caracteriza sua extração irregular, sem autorização alguma de algum órgão competente.
O responsável pelo material apreendido, por conta das irregularidades, acabou encaminhado à Delegacia para os procedimentos cabíveis, e também, a partir de agora, tem uma dívida de R$ 6 mil a pagar pelos crimes.