PM apreende dois fuzis e prende três homens em Curitiba; armamento foi supostamente usado em roubo seguido de morte na RMC 05/06/2021 - 14:40
As informações de um roubo seguido de morte na cidade de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, auxiliaram as equipes da Polícia Militar a localizar dois fuzis de uso restrito, além de dois carros, na noite desta sexta-feira (04/06). Três homens foram presos e um quarto envolvido, que reagiu a abordagem e atirou contra os policiais, sofreu o revide e foi a óbito no local. Um dos presos tinha três mandados de prisão em aberto. A ação envolveu equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do 12º Batalhão da PM e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
O resultado é uma resposta da Polícia Militar ao crime que ocorreu mais cedo, por volta de 9h20, na região Central de Agudos do Sul. Segundo o que consta no Boletim de Ocorrência, ocupantes armados de um Fiat Uno, de cor branca, fecharam uma Mitsubishi L200 na Rua Cândido Fagundes dos Santos, para fazer o roubo. O motorista da caminhonete acelerou para fugir dos suspeitos, mas eles atiraram contra o carro e o homem acabou atingido e morto. A esposa dele e a filha, que também estavam na caminhonete, foram amparadas, sendo que a mulher sofreu um disparo de raspão na cabeça. Os autores fugiram do local.
Com as informações do crime, equipes do Serviço de Inteligência do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) fizeram buscas para descobrir o paradeiro do carro usado pelos criminosos. Os policiais constataram, por meio de imagens de câmeras de segurança, que os autores adulteraram as placas com fitas adesivas para tentar despistar a polícia, mas mesmo assim descobriu-se a identificação correta do carro. Durante o levantamento de informações, os policiais militares souberam que o dono do Fiat Uno estava em Mandirituba.
No caminho para a cidade, a equipe do Serviço de Inteligência percebeu dois carros seguindo na via (um Uno e um Voyage), e pela atitude suspeita fez um acompanhamento mais afastado dos carros. No entanto, os ocupantes dos veículos sacaram armas e atiraram contra a viatura, sendo revidado o ataque. Diante disso, foi solicitado apoio de mais equipes para abordar os suspeitos.
Os dois carros seguiram rumos distintos, sendo que o BOPE continuou a seguir o Uno. Posteriormente, o carro foi abandonado na Rua Conselheiro Laurindo e três homens correram pela rua. Com apoio de equipes de outras unidades da PM (Batalhão de Trânsito e 12º Batalhão), foi feito um cerco na região.
Durante as buscas pelos fugitivos, uma equipe do BPTran viu três homens em um Voyage, de cor branca, que se comportavam de maneira suspeita ao perceber a presença da viatura. Ao ser feita a abordagem, nada de ilícito foi encontrado, porém, no porta-malas, os policiais militares encontraram os dois fuzis (um modelo AK-47 e um Colt M4, ambos sem carregador e sem munição). Um dos detidos, de 30 anos, tinha contra si três mandados de prisão em aberto.
Em continuidade à ação, outras equipes envolvidas na operação foram até o endereço do proprietário do Uno, na Rua Coronel Zacarias, e foram recepcionados pela suposta esposa do homem, mas algumas pessoas que estavam próximo indicaram aos policiais que dois homens armados estavam fugindo pelos telhados. Um cerco foi montado nas imediações e um dos fugitivos foi encontrado no terreno de uma casa na Rua Dr. Reynaldo Machado.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o suspeito atirou contra os policiais e sofreu o revide. O Siate foi acionado para prestar atendimento médico, mas ele acabou em óbito no local. Uma pistola, de calibre .380, foi apreendida. Os fuzis e os três detidos, juntamente com os dois carros, foram entregues à Central de Flagrantes da Polícia Civil. O caso será investigado para verificar se os presos tem envolvimento com a morte ocorrida em Agudos do Sul.
Marcia Santos - Jornalista responsável