PARCIAL 11H – PM faz 24 encaminhamentos durante a Operação Eleições 2020 no estado 15/11/2020 - 11:27

Durante as primeiras horas da Operação Eleições 2020, até às 11 horas deste domingo (15/11), a Polícia Militar encaminhou 24 pessoas por crimes eleitorais, e apreendeu 5.222 santinhos e panfletos em todo o estado. Na Capital, duas prisões foram feitas pelas equipes policiais. Todas as unidades da PM do estado e do Corpo de Bombeiros estão com efetivo nas ruas para garantir o direito de cidadania da população.

 

“Até o momento toda operação está transcorrendo com normalidade, sem nenhuma ocorrência grave e isso se deve ao planejamento prévio que foi feito pela Polícia Militar em conjunto com outros órgãos de segurança pública para garantir o direito de cidadania de todos os Paranaenses”, disse Comandante Geral Da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.


O balanço preliminar da PM, desde as 8 horas de sábado até as 10 horas deste domingo, aponta ainda que 12 pessoas foram presas em flagrante, outras 11 foram encaminhadas para assinatura do Termo Circunstanciado e abordadas 88 pessoas envolvidas com crimes eleitorais em todo o Paraná. Na Capital, duas pessoas foram presas, uma delas a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) onde uma mulher foi presa após tirar foto da urna eletrônica, um Termo Circunstanciado foi lavrado e seis pessoas foram abordadas em situação suspeita.

 

O trabalho ostensivo, com patrulhamento e pontos-base, conta com o apoio do trabalho de inteligência das unidades da PM, para monitorar locais que possuem histórico de criminalidade no dia de votação. Além disso, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), está no ar contribuindo com informações em apoio à coordenação da operação.


MINITORAMENT0 – No Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), as equipes de segurança pública do estado estão juntas atuando na troca de informações sobre o andamento da operação, acompanhando ocorrências, encaminhamentos e a distribuição dos profissionais nas ruas das principais cidades do estado. A coordenação dos trabalhos é da Secretaria da Segurança Pública.


A atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros é coordenada pelos respectivos Comandos Regionais. Os trabalhos da PM começaram desde sábado (14/11), com o  acompanhamento da distribuição das urnas eletrônicas aos locais de votação.


O policiamento nos locais de votação ocorre com policiamento a pé, motorizado e em pontos-base. Após o pleito, a PM também reforçará a presença durante o recolhimento das urnas e o policiamento será feito enquanto houver necessidade.


CAPITAL – Em Curitiba, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) está com policiamento permanente no Fórum Eleitoral entre sábado e domingo para garantir normalidade dos trabalhos, e também terá efetivo em prontidão para casos de necessidade de aplicação. Já nas imediações do TRE, a Polícia Militar intensifica o policiamento com o controle de tráfego e do trânsito.


O Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC) apoia os Comandos Regionais em todo o Estado. No Interior, além do BPEC, as unidades contam com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).


O Corpo de Bombeiros do Paraná também está atuando nas eleições. Já houve as vistorias nos locais de votação e apuração, a fim de prevenir incêndios, e neste domingo as equipes ficam de prontidão por meio do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), e de combate a incêndio.

GALERIA DE IMAGENS