Operação Hórus: PM apreende veículo carregado com 2,5 mil maços de cigarro e recupera carro furtado um dia depois do crime, no interior do Paraná 25/06/2021 - 13:27
No âmbito da Operação Hórus, que tem como foco combater os crimes transfronteiriços no Paraná, um carro furtado foi recuperado e 2,5 mil pacotes de cigarro contrabandeado foram apreendidos nos municípios de Boa Vista da Aparecida e Toledo, no interior. Ambos os casos aconteceram na manhã desta quinta-feira (24/06), e foram conduzidos por policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
Em um dos casos, durante patrulhamento pela cidade de Boa Vista da Aparecida, um veículo suspeito Fiat/Doblô foi abordado pela equipe. Nele, após revista, foram localizados 2,5 mil pacotes de cigarro contrabandeado, o que resultou no encaminhamento tanto do veículo como do material apreendido para a Receita Federal de Cascavel, e o seu condutor conduzido à Polícia Federal da mesma cidade.
Na outra ação, durante patrulhamento pela rodovia BR 163, próximo à Toledo (PR), um carro Ford/F100 foi avistado pelos policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do batalhão, abandonado em uma estrada rural. Após ser feita a consulta no sistema, foi constatado que o veículo havia sido furtado no dia anterior (23/06), em Céu Azul. Diante dos fatos, o carro foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para as devidas providências administrativas.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública, federais e estaduais ocorrem pelo amparo legal do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) que busca integrar e articular ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Os trabalhos da Operação Hórus envolvem equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Federal, da Receita Federal, do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; do grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; do BOPE da PM de Mato Grosso do Sul, além da Força Nacional e do Exército Brasileiro.
Marcia Santos - Jornalista responsável