Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participam do II Curso de Assessoria Parlamentar 21/10/2019 - 11:44

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Integrantes de unidades operacionais e de seções administrativas da PM e do Corpo de Bombeiros ingressaram no II Curso de Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais promovido pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar). A aula inaugural foi nesta segunda feira (21/10) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro falou sobre as Perspectivas da Lei de Abuso de Autoridade e sua influência sobre os poderes constituídos.


“É uma alegria estar no Paraná, na minha casa, para tratar um assunto que precisa ser pensado por todos nós que é a nova lei de Abuso de Autoridade. Era necessário termos uma atualização e agora devemos pensar em como melhor fazer a aplicação dessa lei. É um assunto interessante e a Alep nos permite discutir esse assunto”, disse o ministro Nefi Cordeiro.


Para o Presidente da ALEP, deputado estadual Ademar Traiano, a comunidade deve estar ligada às questões públicas, e afirmou que a Polícia Militar pode funcionar como um dos caminhos de mediação entre o poder político e a sociedade civil. Em cima disso, ele também comentou a importância do curso a partir de agora.


“Queremos uma polícia que trabalhe na linha do entendimento e do diálogo. É claro que, em alguns momentos, não há como fugir de atitudes extraordinárias, mas a Corporação precisa estar conectada com a população, para a manutenção da sua boa imagem, afirma.


O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, esteve no evento e falou da importância do envolvimento das instituições de segurança na vida política. “O processo democrático exige, tanto das instituições como de seus integrantes, uma participação ativa na vida política. A PM propicia aos seus oficiais e praças uma vivência no conhecimento das questões sociais, segurança pública e outras setoriais na área de educação. O nosso profissional é muito bem formado para estar inserido nesse meio para contribuir para a criação de políticas públicas em prol de um mundo melhor”, diz.


Ele também comentou sobre o impacto do curso ministrado. “A partir dessas aulas, nosso policial pode estar atualizado e aprendendo novas ferramentas para proporcionar uma assessoria parlamentar de qualidade, defendendo as questões da sua Corporação, como embaixadores junto ao Poder Legislativo, ou, até mesmo, em outras câmaras, podendo fazer a defesa institucional”, conclui.


O Presidente da Assofepar e Chefe da Diretoria de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, destacou que é cada vez mais necessário promover ações e avanços com base no diálogo e na articulação política. “Temos que desenvolver a política da conversa, de construção e de diálogo. A presença maciça de autoridades em nosso singelo evento indica que a PM está no caminho certo, pois nada se constrói sem a política e sem as relações institucionais”, destacou durante sua fala.


A mesa diretiva do evento foi composta pelo deputado Ademar Traiano, pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Péricles de Matos, pelo Presidente da Assofepar, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, do presidente da AVM, coronel Washington Alves da Rosa, do presidente da Amai, coronel Altair Mariot, ministro Jorge de Oliveira, ministro do STJ Nefi Cordeiro, o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, major Jorge Antônio de Oliveira Francisco.


O evento contou ainda com as presenças dos deputados estaduais Coronel Lee, Alexandre Curi e Artagão Júnior, do ex-Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, do Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Henrique de Souza, do Presidente da Fetranspar (Federação das empresas de transporte de cargas do estado do Paraná), coronel Sérgio Malucelli, do Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, André Tiago Pasternak Glitz,  além de oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros.

 

GALERIA DE IMAGENS