Oficiais da PM recebem a Carta Patente do 1º Posto durante solenidade em Curitiba 29/11/2019 - 11:02
Marcia Santos
Jornalista responsável
Seis militares estaduais receberam a Carta Patente do 1º Posto durante uma cerimônia no auditório da Associação da Vila Militar (AVM), em Curitiba, na Capital do Estado. Os oficiais, que já exercem a função de 2º tenente desde agosto deste ano, na manhã desta sexta-feira (29/11), receberam simbolicamente o documento.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira e, durante o seu discurso, falou sobre o que representa ser um oficial dentro da Polícia Militar. “Trabalhem, tenham iniciativa, ousem e, principalmente, ouçam os mais velhos. Espero que vocês entendam a responsabilidade que lhes cabe, vocês devem saber que o oficial tem que ser diferente, vocês são o guia deles [os comandados], devem ser diferenciados não só na conduta dentro da Corporação, mas também na vida civil”, disse o coronel Hudson.
“O momento é muito importante, depois de três anos de Escola de Formação, é uma cerimônia que marca nossa carreira militar com o recebimento da Carta Patente”, disse a oficial de Relações Públicas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente Cibelli Maiara Toniolo.
Para o tenente Diego Brito Maia Gomes, do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), receber a Carta Patente é a coroação da alegria de se tornar um policial militar. "Receber simbolicamente esse documento é uma coisa muito honrosa, muito especial. Fico muito feliz, ainda mais com a minha família acompanhando, isso se torna um momento inesquecível”, disse o tenente Maia.
Também participaram do evento o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), tenente-coronel Carlos Alberto Assunção; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Marcos Sperka; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, o Comandante do BOPE, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres e o Comandante do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon), tenente-coronel Elias Ariel de Souza, além de oficiais e praças da Corporação.