Oficiais da PM lançam livro sobre abordagem policial 03/09/2020 - 12:30
Marcia Santos
Jornalista Responsável
O tenente Milton Isack Fadel Neto e o capitão Marcos Roberto de Souza Peres, da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), reuniram em 132 páginas conhecimento, experiência e muita pesquisa sobre abordagem policial na obra Manual do Patrulheiro: Uma abordagem sobre a abordagem. O livro foi lançado nesta quinta-feira (03/09) na sede da Associação da Vila Militar (AVM), em Curitiba.
Os autores, que já foram instrutores de Abordagem Policial de militares estaduais na APMG, e que possuem experiência em Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e na Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE, projetaram um manual de fácil entendimento para policiais militares revisarem conceitos e técnicas operacionais, em busca de uma padronização de conduta que seja base para qualquer tipo de abordagem policial.
“Pensamos basicamente em ter um material de apoio para o militar estadual que está na rua, atuando no radiopatrulhamento. Temos uma parte grande da obra com foco na questão de Direitos Humanos e legislações, com um texto claro e de fácil compreensão”, explicou o capitão Marcos Peres.
Na obra são abordados os fundamentos da abordagem policial, a preparação e a resposta do militar estadual em cenários diferenciados, a pé ou motorizado, a condução de suspeitos e revista pessoal, entre outros aspectos. Também é apresentado ao leitor a importância da preparação física e psicológica para o pleno exercício do trabalho operacional.
“Conhecemos muitos estados e já existem obras sobre abordagem policial, e aqui no Paraná sentimos falta de um livro que abordasse essa área tão importante para o profissional de segurança pública. O tema não se esgota nesse livro, mas serve como amparo para que o policial tenha uma linha de raciocínio para executar no seu trabalho a fim de que seja aqui na Capital ou próximo da fronteira, tenhamos o mesmo procedimento”, disse o tenente Fadel.
Os policiais militares que tiverem interesse no livro pode adquirí-lo na AVM, situada na Rua Santo Antônio, nº 100, no bairro Rebouças, em Curitiba.