No Noroeste do estado, PM apreende quase 30 mil metros de rede e quase 500 quilos de peixes durante fiscalização da Piracema 05/03/2021 - 17:52

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Quase 30 mil metros de rede e quase 500 quilos de peixes foram apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) durante a Piracema na região de Guarapuava, no Noroeste do estado. O período restrito à pesca de espécies nativas iniciou-se em 1º de novembro e acabou no último domingo (28/02),  resultando na prisão de 12 pessoas.

 

De acordo com as informações da unidade, durante o período da Piracema as equipes fizeram diversas orientações e fiscalizações nos principais rios e represas da região. As ações resultaram na apreensão de 29.530 metros de rede de malha, 1.755 metros de espinhéis e tarrafas, além de 490 quilos de peixes,

 

Os policiais ambientais também prenderam 12 pessoas e apreenderam um adolescente, além de devolver inúmeros peixes aos rios. O BPAmb-FV orienta que mesmo após o fim do período de reprodução dos peixes os pescadores amadores e profissionais precisam se atentar às regras da região que escolherem para a prática de pesca.

 

A restrição é instituída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), pela Instrução Normativa nº25/2009. Neste período fica proibida a pesca de espécies nativas, pois estão em período de reprodução.

GALERIA DE IMAGENS