No Dia Mundial do Trânsito, BPTran e órgãos de trânsito fazem atividade educativa com motociclistas em Curitiba 04/05/2019 - 11:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Motociclistas de Curitiba e Região Metropolitana participaram de uma instrução educativa sobre direção defensiva na manhã deste sábado (04/05), Dia Mundial do Trânsito, para reforçar a campanha educativa Maio Amarelo, do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) e da Polícia Militar. Os participantes de técnicas de condução num circuito de treinamento montado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) no pátio da Havan da Linha Verde.

De acordo com a oficial de Comunicação Social do BPTran, tenente Etiene do Carmo, a iniciativa é para alertar os motociclistas sobre a importância de utilizar o trânsito de maneira responsável. “É um público que nos preocupa muito devido a gravidade dos acidentes, que deixam feridos e causam mortes no trânsito. Estamos trabalhando com o engajamento de toda a sociedade para alarmar essa situação e incentivar a educação”, explicou.

Somente no primeiro trimestre deste ano, em Curitiba, 14 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. O que chama a atenção é que desse número, oito são de motociclistas. No ano passado, foram 20 óbitos de motociclistas de 47 pessoas vitimadas no trânsito. Buscando reforçar as ações preventivas, o Detran criou o Comitê do Trânsito Seguro, que envolve instituições que colaboram para criar campanhas e atividades para levar mais educação e segurança ao trânsito.

“A cada ano que passa temos mais aderência de parceiros externos e cada grupo, cada responsável do grupo do comitê chama mais parceiros. Este ano está superando as nossas expectativas pelo grande envolvimento da sociedade nas ações educativas. Acreditamos que esse trabalho pode influenciar no comportamento das pessoas que utilizam o trânsito no dia a dia para salvar vidas”, disse a chefe da divisão de programas e projetos do Detran, Caroline Andreatta.

Os policiais do BPTran, juntamente com os agentes da Setran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), conduziram o treinamento com os motociclistas, orientando sobre o circuito que cada um deveria cumprir, para exercitar habilidades de direção que são úteis no trânsito. Roberto Felipe elogiou a iniciativa e participou da capacitação. “Acho importantíssimo esse trabalho, todos deveriam fazer e é um exercício muito útil, principalmente numa situação de emergência quando precisa ter um reflexo rápido”, disse.

Integrantes de motoclubes e do Observatório Nacional de Segurança Viária também apoiaram a atividade. “Já ando de moto há 30 anos, sempre procurando aprender mais. Essas dicas que recebemos hoje ajudam quando estamos numa situação de perigo. O Maio Amarelo faz toda a diferença no trânsito e esperamos que haja mais conscientização de todos que utilizam o trânsito”, afirmou Ciuma Bonilha, do grupo Ceifeiros da Meia Noite.

GALERIA DE IMAGENS