Missa de Ação de Graças pelos 166 anos da PM retoma tradição da Corporação com cerimônia no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 14/08/2020 - 20:20

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

A comunidade católica da Polícia Militar do Paraná celebrou a Missa de Ação de Graças em alusão aos 166 anos da Corporação nesta quinta-feira (13/08) no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local mais que especial por ser símbolo do poder da oração frente a pandemia do coronavírus. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.

O chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg, destacou que a celebração foi uma benção para todos os militares estaduais da Corporação, e significa ainda um resgate da tradição, pois o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro era o local onde ocorria a missa de formatura dos aspirantes a oficial e a benção da Espada.

"De certa forma, estamos resgatando uma tradição das missas aqui no Santuário, e para nós é um privilégio participar desse momento e receber o carinho e a consideração do Bispo Dom Peruzzo e do padre Celso", disse.

O santuário ficou em destaque na imprensa pela luta do padre Celso Vieira da Cruz contra o Coronavírus. Ele chegou a ficar entubado na UTI, mas se recuperou e voltou às atividades da igreja, abrindo as portas para a celebração de aniversário da Polícia Militar. Além do padre, o diácono Edilson, ex- integrante do Colégio da Polícia Militar, também esteve na cerimônia.

O major Antônio Rogério Custódio dos Santos, que participou da organização da missa, acredita que o Santuário tem um valor espiritual muito importante. "Foi pelo poder da oração que o padre se recuperou e é isso que queremos transmitir às pessoas que estão passa do por um momento difícil por conta da pandemia", explicou.

O coronel Rothenburg destacou que a missa teve propósitos especiais."O primeiro é a gratidão a Deus pela vida dos nossos policiais e por celebrar mais um aniversário da PM, o segundo é a proteção para todos os nossos integrantes e à nossa sociedade, e o terceiro é a solidariedade com as famílias que perderam seus entes queridos para a pandemia", disse.

Apenas 30% da igreja pode ser ocupada para a missa, devido as restrições sanitárias de combate ao Coronavírus, mas mesmo assim, dezenas de pessoas puderam acompanhar a celebração de casa, pelo site oficial da igreja.

Dom Peruzzo abençoou a Polícia Militar e todos os seus integrantes, para que Deus os proteja sempre diante do perigo e do risco de vida no cumprimento do dever. 

O ministério de músicas, que faz parte da celebração,foi composto por policiais e bombeiros, oficiais e praças da Corporação. O coronel Rothenburg fez uso da palavra, agradecendo a recepção do santuário aos policiais militares. O cabo Julio Cesar, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), deu seu testemunho sobre a família e emocionou a muitos que acompanhavam a missa.

GALERIA DE IMAGENS