Mais de 1,3 tonelada de maconha é apreendida durante Operação Hórus, no Oeste do Paraná 02/06/2021 - 17:29

Policiais militares do Pelotão de Operações com Cães, do Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron), apreenderam 1.353,43 kg de maconha e murruga, em ações separadas, no âmbito da Operação Hórus. As ocorrências aconteceram no domingo (30/05) e na segunda-feira (31/05), nos municípios de Pato Bragado e Guaíra, que ficam na região Oeste do Paraná.

 

Na segunda-feira, durante patrulhamento pela BR 163, em Guaíra, uma equipe de policiais militares deu voz de abordagem a um carro VW/SpaceFox suspeito que, ao notar a aproximação da viatura, aumentou a velocidade no intuito de fugir. Após breve acompanhamento tático feito pelos policiais, o carro suspeito foi abandonado em meio a uma plantação e o condutor acabou se evadindo, deixando para trás, no interior do veículo, 411,165 kg de maconha e 6,765 kg de murruga (substância análoga a maconha).

 

O veículo, as drogas e o rádio comunicador, que posteriormente foi encontrado no carro, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe. A PM estima que esta apreensão resultou em um prejuízo de, aproximadamente, R$ 450 mil ao tráfico.

 

No dia anterior, na área rural de Pato Bragado, um dos cães farejadores da equipe que patrulhava a região teria indicado a presença de ilícitos em uma região de mata. Feita a devida abordagem e vistoria no local, os militares estaduais localizaram diversos fardos com maconha, que somados, totalizaram 935,5 kg. O valor estimado desta apreensão, como prejuízo ao crime organizado, se aproxima dos R$ 935 mil.

 

Os trabalhos da Operação Hórus envolvem equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Federal, da Receita Federal, do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; do grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; do BOPE da PM de Mato Grosso do Sul, além da Força Nacional e do Exército Brasileiro.

Marcia Santos - Jornalista responsável

GALERIA DE IMAGENS