Livro sobre relatos de Comandantes-Gerais da Polícia Militar é lançado em Curitiba 13/08/2021 - 12:38
A história da Polícia Militar do Paraná, que neste mês completou 167 anos de criação, desperta curiosidades e encoraja oficiais e praças a produzirem obras e relatos de pessoas que fizeram parte da construção da Corporação. Dezenas de livros já foram feitos, mas a obra Histórias não Contadas: Relatos de Comandantes-Gerais da PMPR, do capitão Rafael Sentone, aguça ainda mais o desejo de saber a visão de pessoas que comandaram a maior instituição de segurança pública do estado.
O livro foi lançado nesta quinta-feira (12/08) na sede da Associação da Vila Militar, em Curitiba, e foi prestigiado com a presença de Comandantes-Gerais de várias épocas. Oficiais e praças que acompanharam os quatro anos de labuta do capitão Sentone também fizeram questão de comparecer no evento e levar para casa um exemplar.
“Tudo foi um ensinamento, é como se pudesse olhar no futuro e ver os erros que posso cometer e passar por eles. Tive os melhores professores para concluir esse projeto. O livro congrega história, valoriza a Polícia Militar do Paraná e demonstra ao cidadão que estamos aguerridos e pujantes na missão de proteger a sociedade”, disse.
A obra se debruça sobre o relato de seis Comandantes-Gerais, são eles o coronel Antônio Michaliszyn, coronel Raul Victor Lopes, coronel Sérgio Masteck Ramos, coronel Rubens Hatschback, coronel Miguel Arcanjo Capriotti, e o coronel QEMA Dirceu Ribas Correia, do Exército Brasileiro, que posteriormente seguiu a carreira na Força Terrestre e chegou até o posto de general.
Devido a grande quantidade de informações obtidas ao longo de anos de pesquisa e entrevistas, o capitão Sentone já está trabalhando em um segundo livro. “Estou muito feliz e honrado, com certeza me sinto realizado por ter concluído um projeto que durou quatro anos e ainda não acabou. Estamos na segunda fase do projeto e daqui a dois anos deve sair mais um livro”, disse.
O Presidente da AMV, coronel Washington Alves da Rosa, explicou que a PM paranaense é referência nacional em produção literária, seja sobre assuntos relacionados a técnicas policiais, seja o resgate histórico da Corporação. “É um livro que recomendo a leitura, principalmente aos que estão no Curso de Formação de Oficiais, porque vai mostrar o passado, o que a pessoa no exercício do Comando da PM precisa fazer para ter sucesso na administração da Corporação. A AVM, numa parceria com a Associação dos Oficiais, está patrocinando esse livro, que soma aos melhores livros que temos editado”, afirmou.
PRESENÇAS – Estiveram no lançamento do livro o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o ex-comandante do Corpo de Bombeiros (1980-1981), coronel Goro Yassumoto; o presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná coronel Antônio Celso Mendes; o ex-comandante-geral da PM, coronel Cezar Maingué; o presidente da Fetranspar, coronel Sergio Luiz Malucelli; o ex-comandante-geral da PM, coronel Mario Sérgio Nicolau; ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira; o presidente do Clube dos Oficiais, coronel Izaias de Farias; o Comandante da APMG , tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret; o ex-comandante -geral da PM, coronel Luis Rodrigo Larson Carstens; o major Pedro Sampaio, chefe da Casa Militar; coronel Josué Lemes da Silveira; o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci; o ex-subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Henrique de Souza; sargento Dario Junior, representando o coronel Mariot da AMAI.