Governadora Cida Borghetti participa do encerramento do IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial em Foz do Iguaçu 11/11/2018 - 13:20

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Foz do Iguaçu sediou por três dias o IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial, organizado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) – da Polícia Militar do Paraná – e pela Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP) e reuniu representantes da área de ensino de corporações militares a fim de discutir novas práticas para aperfeiçoamento da educação continuada aos profissionais de segurança pública. O evento foi de quarta-feira (07/11) a sexta-feira (09/11) e a Governadora do Paraná, Cida Borghetti, participou do encerramento dos trabalhos.

“Este é um momento muito importante para o Paraná e para o Brasil. Tivemos aqui representantes de 14 países e de sete estados brasileiros discutindo uma política única para a formação dos nossos policiais”, disse a governadora. “Não há outro caminho para o aprimoramento profissional, tecnológico e educacional senão uma formação continuada de qualidade”, acrescentou ela. Participaram 88 pessoas dos estados e países participantes.

A Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, a atividade buscou criar conceitos e doutrinas internacionais que pudessem ser aplicadas de maneira uniforme pelas nações participantes em suas ações de segurança pública. “Durante esses três dias, debatemos sobre um parâmetro a nível mundial de educação para os policiais. Queremos um currículo base para todos, independente da localidade, que dissemine treinamentos e conhecimentos entre as polícias”, disse a coronel.

Para o tenente Marcos Peres, da APMG, a troca de experiências e de doutrinas com realidades diferentes de segurança possibilita o enriquecimento acadêmico e o crescimento educacional das corporações militares. “Esse encontro visou o intercâmbio de experiências na área de educação em âmbito nacional e internacional. Buscamos sempre aprimorar a formação do policial para que o atendimento à população seja cada vez melhor. Então, nesse sentido o intercâmbio possibilita o contato com o que há de melhor na área de educação em outros estados da Federação e em outros países para que possamos incluir melhorias na nossa formação acadêmica”, explicou.

Organizado pelo Diretor Executivo da Rinep, o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) da PM do Paraná, coronel Mauro Celso Monteiro, o evento foi realizado pela primeira vez no Paraná, que foi escolhido por ser referência na formação policial na América Latina. Do Brasil, participam do encontro seis estados (Bahia, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília).

Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas várias questões atinentes à formação policial, feita a adesão de novos membros à RINEP e a escolha da nova diretoria da Rede para 2019, que agora com o Peru. Autoridades civis e militares receberam diploma e medalha da RINEP, entre elas a Governadora Cida Borghetti e a Comandante-Geral, coronel Audilene.

Participaram também do evento, o ex-governador e Presidente do BRDE, Orlando Pessutti, o Secretário Especial de Governo, coronel Adilson Castilho Casitas, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, o Comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira, o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, o respondente pelo 5º Comando Regional da PM, major tenente-coronel Marcos Sperka, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro e o Juiz Ferdinando Scremim Neto. A Associação da Vila Militar (AVM) esteve presente na pessoa do presidente coronel Waschington Alves da Rosa e a Assofepar na pessoa do também presidente coronel Isaías de Farias.

RINEP – A Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP) é constituída pelas instituições de ensino ligadas à formação, graduação e pós-graduação de policiais civis e militares, de todos os órgãos de polícia, tanto em âmbito municipal, estadual, quanto federal, sendo essas instituições representadas pelos seus diretores, chefes, coordenadores, reitores ou comandantes. A RINEP conta atualmente com 33 instituições de educação policial de 17 diferentes países da Europa e da América.

GALERIA DE IMAGENS