General Carbonell e Alto Comando da PMPR participam da entrega de novos coletes balísticos, viaturas e equipamentos às unidades da Polícia Militar, em Londrina 25/02/2019 - 12:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Nesta sexta-feira (22/02), a Polícia Militar de Londrina (Norte do estado) recebeu novas viaturas, aparelhos etilométricos e coletes balísticos destinados às unidades da Corporação que pertencem ao 2º Comando Regional da PM (2º CRPM) – Londrina e região. São 11 viaturas, oito veículos tipo van para policiamento preventivo, 52 aparelhos etilométricos, além de coletes balísticos. Também foi lançado o aplicativo APP 190 Emergência Paraná nos sistemas IOS e Android para a cidade de Londrina.

Acompanharam o Governador do estado, Ratinho Junior, o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, e o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais e o Chefe do Estado Maior da Corporação, coronel Lanes Randal Prates Marques, além do Comandante do 2º Comandando Regional da PM, coronel Luiz Roberto Costa, além de comandantes de unidades, oficiais e praças, autoridades civis e comunidade.

O Secretário de Segurança, general Carbonell, destacou que Londrina é a primeira cidade do Interior a ser contemplada com o aplicativo APP 190, e há possibilidade de expansão para outras cidades. “Nós estamos fazendo a distribuição desse aplicativo com um pouco mais de cuidado para que nós não percamos o controle sobre ele. Começamos em Curitiba e agora já tivemos mais uma melhoria no aplicativo, que foi a disponibilidade para o IOS também”, disse.

“O objetivo do Governo do Estado e da Polícia Militar é dar melhores condições de trabalho ao policial militar, fazendo o reaparelhamento de equipamentos e de frota para que o atendimento à população seja mais efetivo. Além de materiais, disponibilizamos para Londrina e região o aplicativo 190 para ser mais um canal de contato entre o cidadão e a Corporação para acionamento de emergência”, destaca o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais.

Para o Chefe do Estado Maior, coronel Prates, o evento marcou a segurança de todos os policiais militares “que passam a usar coletes balísticos novos adquiridos pelo governo do Estado. No total, serão entregues no Paraná quase 8 mil unidades. Em Londrina todos os policiais militares já receberam os novos coletes, 100%validos e seguros.” Ainda segundo o coronel Prates, “os veículos entregues permitirão a implementação de operações específicas, permitindo maior ostensividade e proximidade do cidadão.”

O Comandante Regional da PM (2º CRPM), coronel Luiz Roberto Costa, detalhou que para os militares estaduais os investimentos valorizam o trabalho feito diuturnamente nas ruas. “Isso colabora com a elevação da autoestima do policial militar, que sabe que está assistido, sendo visto pelo Governo do Estado. Com relação aos coletes balísticos, a quantidade entregue é suficiente e vão substituir todos os coletes que estão encerrando o prazo de validade”, destaca.

Sobre a ampliação do APP 190 – Emergência Paraná, o coronel Prates lembrou sobre a proximidade da PM com o cidadão. “A PM é o órgão mais informal que o Governo tem. Um simples aceno de mão e toda a estrutura da Polícia está à disposição do cidadão. A tecnologia é um grande aliado que nos permite conectar com o cidadão e levar toda a gama de serviços da Corporação de maneira efetiva, sem falar que as pessoas com problemas de fala e audição podem nos acessar”, aponta o Chefe do Estado Maior da PM.

LOGÍSTICA - Os materiais entregues em Londrina fazem parte de um lote de 140 veículos, 8 mil coletes balísticos e 35 mil conjuntos de fardamento, um investimento de mais de R$ 51 milhões (aplicados diretamente em logística voltada à atividade operacional) feito pelo Governo Estadual. A primeira entrega foi em Londrina e, em seguida, ocorrerão nas demais regiões do Paraná até que todo o material seja disponibilizado ao efetivo da Corporação. Outros materiais já foram entregues desde o início do ano passado até agora.

O planejamento de aquisição das viaturas e equipamentos foi feito pela Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da Polícia Militar, que juntamente com o Comando-Geral, fez o mapeamento dos locais com maior necessidade de renovação de frota e substituição de materiais que já chegavam ao final da vida útil. Segundo o Diretor da DAL, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, a compra dos materiais dará impulso para novas ações em benefício da população. “É nosso papel buscar meios para que o militar estadual possa ter condições de fazer melhor seu trabalho.”

GALERIA DE IMAGENS