Força-tarefa do projeto Em Frente Brasil mobiliza 150 policiais para operação em São José dos Pinhais (PR) 22/10/2019 - 19:52
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
As equipes policiais da Força Nacional, do 17º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão nas ruas de São José dos Pinhais para intensificar o policiamento preventivo, abordagens e blitz em pontos estratégicos da cidade. São 150 policiais empregados na operação deflagrada nesta terça-feira (22/10).
O lançamento ocorreu na praça da igreja Matriz da cidade, às 16h30. O efetivo foi composto por efetivos da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Civil e da Guarda Municipal.
O comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, destacou que o trabalho conjunto tem surtido efeito, impactando em menos crimes e maior sensação de segurança para a população. "Esses esforços são muitos importantes pois os resultados são visíveis e hoje teremos mais uma grande operação para fortalecer ainda mais a segurança na cidade", disse.
As equipes de Polícia Judiciária também foram destacadas para a operação, para cumprimento de mandados judiciais, além de abordagens e verificações. O coordenador dos trabalhos e delegado adjunto da Delegacia de Polícia de São José dos Pinhais, Michel Carvalho, afirma que desde o início do projeto a delegacia aumentou a efetividade das ações. "O trabalho tem sido excelente, essa integração é um marco pela segurança pública de são José dos Pinhais. Temos feito várias prisões e apreensões, pessoas com pendências judiciais têm sido retiradas de circulação, proporcionando mais tranquilidade à nossa população", apontou.
Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Felenon, integração é uma palavra chave para o sucesso das ações de segurança pública na cidade. "Quanto mais próximos estiverem congregados, melhor será o serviço público. A PM e todos os outros órgãos e a nossa GM tem sido positivo. Sempre tivemos bom relacionamento com a sociedade civil organizada. Sempre pudemos contar com os comandantes e delegados que passaram pela nossa cidade, sempre próximo para que esse projeto de resultado", disse.
TRABALHO INTEGRADO – Pela Guarda Municipal, os trabalhos na operação são de abordagens, fiscalizações e ações em conjunto com a PM e Força Nacional. “Há 14 anos atuamos no policiamento tanto em meios rurais como em urbanos, atuando em bloqueios, saturação de bairros e busca de pessoas procuradas pela justiça, além de drogas e armas”, explicou o Diretor-Geral da corporação, Marcio Pereira.
Já na Força Nacional, o efetivo percebeu a boa aceitação da população com o policiamento feito na cidade. Segundo o porta-voz do grupo, tenente Eduardo Schwarz, a estratégia adotada pelas equipes em consonância com a análise criminal permite a atuação incisiva em locais com mais necessidade de policiamento. “Apreensões de armas e drogas que são feitas diariamente, com apoio da PRF e da GM. Nosso foco é o preventivo em áreas com maior índice de criminalidade, a partir de análises de manchas criminais e a determinação de operações nestas áreas”, disse.
PLANEJAMENTO – Semanalmente representantes de todos os entes envolvidos com o projeto Em Frente Brasil debatem estratégias e melhorias para as ações nas ruas, estudando dados e resultados da aplicação do policiamento.