Ensino e tradição são as marcas do Colégio da Polícia Militar em 59 anos de história 08/08/2018 - 14:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Colégio da Polícia Militar do Paraná “Cel. PM. Felippe de Sousa Miranda” comemora neste ano 59 anos de criação e a data foi símbolo de homenagens e condecorações na noite de terça-feira (07/08) na sede da instituição, em Curitiba (PR). Durante o evento foram entregues certificados aos alunos que obtiveram as melhores notas no trimestre, bem como a medalha de 50 anos do CPM, e as medalhas Policial Militar de Prata e de Bronze. Também foi inaugurada uma quadra sintética para as atividades esportivas dos alunos.

De acordo com o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, explica que o sucesso do colégio fez com que outras unidades fossem criadas no Interior. “Já temos uma unidade em Londrina, e é um colégio referência no nosso Paraná e por todo o Brasil em educação e, também, na questão da cidadania e do civismo dos nossos alunos e professores. Tamanho sucesso faz com que diversos municípios do interior do estado, tenham buscado junto ao governo do Paraná, iniciativas de instalação ou criação de colégios novos”, disse.

O Comandante do CPM, major Marcelo Toniolo de Oliveira, celebra a atual fase da instituição. “Temos muito a ser comemorado, principalmente as amizades, as pessoas que por aqui passaram e fazem parte da nossa sociedade. O Colégio faz 59 anos mas já iniciamos as comemorações dos 60 anos. É muita história, muita participação da comunidade, não só na formação do indivíduo que vai passar no vestibular, que vai passar por esses testes que o estado aplica, mas pelos cidadãos que vão compor a nossa sociedade em breve”, afirmou.

A cada trimestre os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental que obtiveram as melhores notas e o melhor comportamento recebem o Diploma de Honra Mérito. “Ganhar essa homenagem é uma forma de motivação para os outros colegas. Eu estou muito feliz, pois foi uma surpresa receber essa homenagem e meus pais estão bem feliz. Quando eu crescer eu estava pensando em ser bombeira e seguir os passos do pai”, disse a aluna da 8ª série Amanda Lewandowski.

O pai dela, tenente Eduardo Lewandowski, está realizado por ver a filha seguir seus passos na carreira militar. “Espero que ela possa ser exemplo para eles e para os demais e que ela leve para a vida essas referências que ela está deixando, tudo o que ela está aprendendo ela vai levar para a vida, são valores que ela jamais vai esquecer”, explicou. A esposa, Marcia Lewandowski, apoia a dedicação da filha nos estudos. “Estou muito orgulhosa é uma emoção que indescritível, não tem como explicar”, disse.

“É uma parceria importante com o colégio na formação dos nossos alunos, dos nossos filhos e dos futuros policiais militares. O CPM é reconhecido e qualificado no estado do Paraná, possui os melhores índices de notas nos concursos existentes. Por isso fazemos sempre questão de estarmos aí ladeados com o Comando nessas parcerias que só trazem benefícios para os alunos e para os pais”, disse o Presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa.

HOMENAGENS – A maior riqueza do CPM não são as dependências físicas, mas as pessoas que contribuem com seus conhecimentos e serviços para aprimorar a qualidade de ensino sejam direta ou indiretamente, aos alunos que por ali passam durante a fase estudantil. Para valorizar seus funcionários e docentes, o Comando do Colégio da PM parabenizou os colaboradores que se destacaram em suas funções.

Dentre os escolhidos estava Maria da Glória Kuroviski, que trabalha com serviços gerais há 15 anos e conquistou o carinho e admiração de todos pela sua dedicação. “Fiquei emocionada na hora de receber a homenagem, pois aquele capitão que me abraçou e chorou junto comigo eu já havia trabalhado em uma escola e cuidado dele e quando eu vim trabalhar aqui eu encontrei ele, coincidências da vida, eu cuidei dele no jardim com cinco anos. Essa medalha significa muito para todos nós”, disse emocionada após receber a medalha comemorativa dos 50 anos de criação do Colégio da PM.

Oficiais e praças, da ativa e da reserva, que já atuaram no CPM, bem como ex-funcionários e pessoas que contribuíram com a instituição, foram agraciados com uma singela lembrança para que sempre possam recordar do colégio. Funcionários da Secretaria de Estado de Educação, parceiros da Polícia Militar, também foram gratificados.

Aos que atualmente prestam serviços no CPM e formam uma verdadeira família receberam um certificado atestando o reconhecimento do trabalho feito à comunidade escolar. Oficiais e praças de diversos setores receberam o mimo das mãos do Comandante do colégio, major Marcelo Toniollo de Oliveira, e do Subcomandante, capitão Alan Cesar Santana Lopes.

Em um dos momentos especiais do evento, o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, e o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, que iniciaram a trajetória na Polícia Militar desde os bancos escolares no Colégio da PM, ganharam um quadro com um retrato enquanto eram alunos e outra foto agora como coronéis da Corporação.

Muita emoção tomou conta do evento com a entrega das medalhas Policial Militar de Prata e de Bronze, destinadas aos militares estaduais que concluíram 20 e 10 anos de serviços, respectivamente, prestados na condição de boa ou excepcional conduta.

QUALIDADE DE ENSINO – No ranking de qualidade de ensino dos colégios estaduais o CPM se destaca e figura entre os melhores da Capital e do Estado. No ano passado, o colégio obteve média 7,94 em Matemática e 7,27 em Língua Portuguesa pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (INDEB), com a média geral de 7,61, o que supera a meta do INDEB que é 7,0.

Para alcançar esses resultados o colégio passa constantemente pela melhoria do ensino, prestando aulas de reforço nos contraturno escolar, a aplicação de simulados para atestar as dificuldades e pontos a serem melhorados com os alunos.

BANDA DE FANFARRA DE 1981 – Foram enaltecidos ainda os alunos que fizeram parte da então Fanfarra e conquistaram o título nacional de 1981 e o campeonato estadual. O capitão Maximiliano é o maestro que rege o grupo e estava presente no evento, acompanhado dos outros integrantes.

Em preparação a comemoração de 60 anos do CPM haverá uma série de 60 ações que serão feitas ao longo dos próximos 12 meses. Durante o evento três delas foram apresentadas: o lançamento das camisas retrô dos anos 70 e 80, além da inauguração de uma quadra de grama sintética para a prática de futebol. As camisas já podem ser adquiridas junto a Associação de Pais e Mestres do Colégio da PM.

Ao final do evento, o já tradicional desfile de tropas representativas do CPM coroou o aniversário, com o último pelotão formado pelos ex-alunos de várias épocas, que se tornaram policiais e bombeiros militares, outros que seguiram outras carreiras, mas que jamais deixaram de ser CPM.

HISTÓRICO – O Colégio da Polícia Militar do Paraná foi criado pelo decreto nº 24.826, de 07 de agosto de 1959 tendo seu primeiro ano letivo em 1960. Somente em 1977 é que passou a funcionar como escola de 1º e 2º graus, sendo que em 04 de agosto de 1981 passou a denominar-se "Cel. PM. Felippe de Sousa Miranda" em homenagem ao seu primeiro comandante.

O objetivo inicial do colégio era criar a oportunidade do jovem cidadão de conhecer a filosofia militar, com isto o CPM passou a desempenhar um papel importante na corporação e se tornou reconhecido em todo o país pelo ótimo desempenho de seus alunos em provas como Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e a Universidade Federal do Paraná, entre outros.

 

GALERIA DE IMAGENS