Em situações distintas, BPFron apreende veículo carregado de pneus e cigarros contrabandos no Oeste do estado 21/01/2020 - 14:00
Marcia Santos
Jornalista responsável
Em mais uma etapa da Operação Hórus, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreenderam um veículo com cinco pneus contrabandeados, além de 3 mil pacotes de cigarros, após abordagem em situações distintas. As ações policiais aconteceram no domingo (19/01), e na terça-feira (21/01), em Foz do Iguaçu e Guaíra, no Oeste do estado.
A primeira situação aconteceu na terça-feira, quando os policiais estavam em patrulhamento em Foz do Iguaçu (PR), e abordaram um veículo Citroën/Xsara de cor azul. Durante abordagem foi visto que o veículo estava carregado com cinco pneus de carreta vindas do Paraguai (PY).
Diante da situação, o veículo e a carga foram encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos necessários. O condutor foi orientado quantos os procedimentos.
Já na noite de domingo, a equipe policial fazia patrulhamento de rotina em um zona rural de Guaíra (PR), quando viu uma movimentação suspeita em um porto clandestino. Na tentava de abordagem, os suspeito fugiram em meio a mata e deixaram para trás todo o material. Foi apreendido uma pick-up/FIAT Strada, com cerca de 3 mil pacotes de cigarros. A apreensão gerou um prejuízo de 160 mil aos contrabandistas.
Os matérias foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.
A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).