Em dez dias, AIFU autua 20 pessoas, prende outras duas e fecha estabelecimentos comerciais em Maringá 10/03/2021 - 16:13
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Dentre as diversas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) realizadas nos últimos dez dias durante a vigência do decreto n° 6.983/2021, diversas pessoas foram autuadas, tanto por manterem abertos estabelecimentos comerciais com o Decreto Estadual, quanto por simplesmente os frequentarem. Em Maringá (PR), a operação foi conduzida pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), em conjunto com diversos órgãos municipais e estaduais de segurança.
Até então, dois homens proprietários de distribuidoras de bebidas distintas foram presos durante as ações de vistoria pela cidade, um deles após serem localizadas porções de cocaína no local, e o outro por possuir cigarros sem procedência legal à venda. Pelo descumprimento do decreto, ambas as distribuidoras foram interditadas.
Ainda dentre este período, uma boate foi interditada e nela, 19 pessoas que estariam descumprindo o toque de recolher foram autuadas, além do próprio dono do estabelecimento, que foi multado em R$ 10 mil.
As ações de fiscalização urbana por meio da Operação Blitz, que tem como objetivo verificar documentações, irregularidades e crimes como furto ou roubo de veículos em diversos pontos da cidade, também continuou ativa, e foi conduzida pelo Pelotão de Trânsito do 4º Batalhão com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da cidade.
De acordo com o comandante do 4º BPM, o tenente-coronel Márcio Antônio dos Santos, são desenvolvidas várias atividades de combate ao crime e a integração com os demais órgãos de segurança e fiscalização por meio do policiamento ostensivo, o que resulta nos números dos índices de Segurança Pública de Maringá satisfatórios.