Durante solenidade, CEFID comemora 29 anos de criação com entrega de medalhas e troca de função em Curitiba 25/11/2020 - 16:07

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) da Polícia Militar do Paraná comemorou 29 anos de criação com a entrega de medalha e passagem de função. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (25/11) no auditório do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF), no Centro de Curitiba, na Capital do estado. Na ocasião, o tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira passou a chefia do centro ao major Francisco Carlos Hrentechen.


Para o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel João Alfredo Zampieri, que na ocasião representou o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, cuidar do físico também é cuidar da saúde mental. “A Secretaria já está com o projeto Prumos em andamento que tem como objetivo levar mais qualidade de vida aos servidores públicos, então cuidando do ser humano como um todo o serviço que nós prestamos será o melhor possível”, disse o coronel Zampieri que também recebeu a medalha do CEFID.


Frequentador assíduo do CEFID, o Comandante-Geral em exercício e Subcomandante Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, enalteceu o trabalho feito pelo tenente-coronel Darany ao longo dos anos em que esteve à frente do CEFID. “Ele fez muitas coisas, diversas mudanças e melhorias, além de adquirir equipamentos e se o CEFID hoje é o que é, é graças ao trabalho dedicado do tenente-coronel Darany”, disse.


O CEFID faz parte da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e, segundo o Subcomandante , tenente-coronel Gerson Gross, que na solenidade estava representando o Direitor-Comandante, coronel Ronaldo de Abreu, essa é uma unidade muito importante dentro da Polícia Militar. “A causa do CEFID é muito nobre, pois está tratando da qualidade de vida e da saúde do policial e do bombeiro militar e a APMG é muito grata ao tenente-coronel Darany por tudo o que ele fez e o major Francisco terá todo o apoio da Academia para realizar os projetos”, disse.


O tenente-coronel Darany falou sobre as conquistas durante os dois anos e quatro meses que ficou na Chefia do Centro. “Nesse período conseguimos revolucionar a Educação Física na PM com a criação de novas portarias de aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), que está em andamento para a publicação, a criação da medalha, o reconhecimento da APMG pelo CREF, pois todos os profissionais são formados na área, além das melhorias na infraestrutura. Então esse dia fecha com chave de ouro a minha chefia”, destacou.


O CEFID agora passará a ser Chefiado pelo major Francisco, que até então estava como chefe da seção de planejamento do 13º BPM. “Será um grande desafio, porque as atividades físicas são muito importantes para a saúde física e mental, dando qualidade de vida aos policiais militares e outras pessoas que frequentam, além de manter o excelente trabalho do tenente-coronel Darany que melhorou muito a estrutura do CEFID”, disse.


HOMENAGENS – Durante a solenidade foi entregue a medalha do Centro de Educação Física e Desportos da Polícia Militar do Paraná (CEFID). Nela está gravado “Mens sana in corpore sano”, que quer dizer “uma mente sã em corpo são”, a mesma gravação que existe na medalha Pierre de Coubertin, é uma honraria esportiva–humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional, a medalha mais importante no mundo do esporte.


Após a entrega das medalhas, a família do tenente Alessandro Carlos de Lima recebeu a medalha póstuma após quase três anos do fim da luta contra um câncer. O tenente Lima era estudante de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instrutor de educação física da PMPR, aplicador de testes físicos e também instrutor de lutas e defesa pessoal.


O pai do tenente Lima, Antônio Carlos de Lima agradeceu a homenagem feita ao seu filho, que mesmo nos momentos mais difíceis seguia a sua jornada de trabalho e se dedicando à profissão. “Foi uma emoção muito grande e estamos muito alegres, apesar de não poder ter ele ao nosso lado. Então em nome de toda a família Lima eu agradeço, principalmente ao coronel Hudson e todos os militares, essa linda e importante homenagem peço que Deus abençoe a todos”, disse.


A irmã do tenente Lima, a tenente Elizângela Cristina de Lima, também foi agraciada com a medalha e ela destacou que receber essa honraria é lembrar todo o esforço que fez para ingressar na Polícia Militar. “Tenho uma ligação muito forte com a educação física, principalmente por causa do meu irmão, então receber ela e poder presenciar a homenagem que fizeram para ele o meu coração não podia estar mais alegre”, disse.


Há dois anos no CEFID, o soldado Carlos Eduardo Silva também recebeu a medalha e agradeceu pelo reconhecimento do trabalho que vem fazendo. “O Centro de Educação Física não atende somente o Quartel do Comando-Geral, onde estamos lotados, mas também toda a Polícia Militar. Então é muito gratificante saber que estamos ajudando, não somente o público militar, mas também os civis que participam dos nossos projetos”, complementou.


CEFID – Durante o evento foi apresentado através de um vídeo as melhorias que o Centro recebeu nos últimos anos e quais modalidades são ofertadas aos militares estaduais e civis. Hoje o CEFID é responsável pelo controle e aplicação dos Testes de Aptidão Física (TAF) de praças e oficiais de toda a corporação, sendo para cursos ou promoções. Tem como sede o Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba. Tem em seu quadro, policiais e bombeiros militares formados em curso superior de Educação Física. Com diversas modalidades de atividades físicas, o Centro visa melhorar a capacidade física do militar estadual e promover a melhora na qualidade de vida através da atividade física.

GALERIA DE IMAGENS