Durante blitz educativa, PM leva conscientização à população com abordagens lúdicas em Matinhos (PR) 14/02/2021 - 12:21

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Os veranistas que aproveitaram o sol na manhã deste sábado (13/02) para caminhar pela orla de Matinhos, na região de Caiobá, encontraram equipes da Polícia Militar promovendo abordagens educativas com muito bom humor e com a simpatia do palhaço Azedo, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Crianças e adultos receberam orientações sobre segurança e medidas preventivas contra o coronavírus e a dengue.

 

O soldado Guilherme, que faz o personagem do palhaço Azedo, pertence ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e desenvolve trabalhos educativos com crianças e jovens nas escolas do estado. Ele foi trazido ao Litoral do estado para fortalecer as atividades de polícia comunitária do Verão Consciente 2020/2021 nos sete municípios da região, incluindo Morretes e Antonina.

 

A figura carismática do palhaço chamou a atenção de diversas pessoas que estavam na praia Brava de Matinhos (PR) neste sábado, principalmente das crianças. Em cada abordagem, o palhaço Azedo, entregava de presente uma bexiga em formato de flor, de cachorro ou de espada. Os policiais militares da Subárea de Matinhos e da 5ª Seção do Estado-Maior da PM aproveitaram para entregar os folders educativos e uma pulseirinha de identificação para os pequenos.

 

Para Juliana de Souza Rodrigues, natural de Presidente Prudente (SP), receber a atenção da PM traz mais segurança para quem está na praia. “É uma iniciativa muito legal e as crianças ficam encantadas com os policiais militares. É bom ter os policiais por perto, pois nos sentimos mais seguros”, destacou.

 

Na areia, a cada passo o palhaço era cercado por crianças que queriam uma bexiga e uma pulseirinha de identificação. Foi assim também com a família de Jaqueline Vila, que veio do Mato Grosso do Sul para curtir as últimas semanas de verão no Paraná. “Ótimo esse desempenho de conscientização das pessoas feito pela Polícia Militar, achei uma iniciativa importante pois a educação ajuda em tudo”, afirmou.

 

A principal orientação repassada aos veranistas foi com relação aos cuidados para prevenir o coronavírus. Distanciamento social, evitar aglomeração de pessoas e usar sempre a máscara facial foram recomendados a todos que eram abordados pelas equipes policiais. Para Eline Cruz, a preocupação da PM em identificar as crianças com as pulseirinhas é um diferencial. “É ótimo saber que os policiais estão de olho nas nossas crianças e que podemos ter algumas medidas de proteção e segurança. Contar com a Polícia Militar é muito bom”, disse.

 

Silvia Motin Gasparin, moradora de Colombo (PR), ao ver o palhaço Azedo e os policiais militares fazendo orientações, levou seu neto para ganhar uma bexiga e a pulseirinha de identificação. “Acho bem importante e bem necessário, porque acontece muito das crianças se perderem e isso facilita bastante a localizar as crianças. Todo cuidado é pouco”, afirmou.

 

GALERIA DE IMAGENS