Cruzada Cosme Damião e Comando da PM reforçam parceria durante reunião em Curitiba 02/07/2021 - 09:30
O Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve com a presidente da Cruzada Social Cosme Damião, Eliane Stevão de Matos, na tarde desta quinta-feira (1º/07), para reforçar a parceria entre o Comando da Polícia Militar e o trabalho voluntário desempenhado pela instituição na assistência social à militares estaduais.
O coronel Hudson esteve na Cruzada acompanhado pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres e pelo Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse. Eles visitaram as instalações e conheceram melhor as atividades desempenhadas pelos voluntários. A sra. Eliane fez uma apresentação ao Alto Comando da PM e destacou alguns pontos que necessita para que haja mais adesão dos policiais militares ao trabalho social feito pela Cruzada.
Na reunião foi acordado que os integrantes da instituição poderão ir nas unidades da PM para falar com a tropa e demonstrar a missão e os valores da Cruzada, a fim de angariar mais apoiadores. Também será cedida uma sala no Quartel do Comando-Geral da PM para que os voluntários tenham acesso mais facilitado aos policiais militares.
“Fomos convidados para conhecer esse trabalho e entender a importância da Cruzada, pois nossos policiais carecem de algum apoio em momentos de dificuldade. A Cruzada tem se mostrado bastante amiga, parceira e solidária com nossos policiais e a Polícia Militar está aberta para incentivar os policiais militares se associem”, disse o coronel Hudson.
Eliane acredita que com o apoio da PM, a Cruzada vai poder auxiliar mais policiais. “A visita dele vai ampliar o conhecimento de todos do trabalho que desempenhamos em prol dos policiais que nos procuram pedindo ajuda num momento específico da vida por alguma situação de doença ou familiar. Estamos com um número pequeno de associados e não conseguimos dar o apoio que gostaríamos, então com a visita do Comandante-Geral poderemos visitar as unidades e conseguir mais pessoas para nos ajudar e evitar que o trabalho acabe”, disse.
HISTÓRIA – A organização surgiu na década de 60 no momento em que o comandante do Batalhão de Guardas, tenente-coronel Orlando Xavier Pombo, queria realizar uma festa em comemoração ao aniversário da unidade, mas não tinha recursos para isso e foi então surpreendido por um grupo de senhoras, esposas de oficiais que, lideradas pela sua esposa, Yolanda Foltran Pombo, promoveram a comemoração.
Yolanda, que tinha visitado a casa de um soldado da Polícia Militar, propôs a criação de uma entidade que pudesse, de forma efetiva, dar um atendimento mais eficiente às famílias dos soldados do Batalhão. Em nome do povo curitibano, a organização foi batizada com o nome da dupla de policiais que patrulhava, dia e noite, as ruas da cidade: Cosme e Damião.
Atualmente a entidade assistencial presta auxílio às famílias de militares estaduais e promovem campanhas e atividades para arrecadação de doações, principalmente com relação a necessidades de materiais hospitalares, leites especiais para crianças e militares estaduais com algum problema de saúde, entre outras ações.
PRESENÇAS - Acompanharam a visita do coronel Hudson a vice-presidente da Cruzada, Cristina Betes, integrantes da diretoria executiva, como o o presidente do conselho fiscal, coronel José Paulo Betes, o vice presidente deste conselho, coronel Erbt P. da Silva, o contador da Cruzada, Guido Poffi; a cabo Vivian Mara e o soldado Dario Sá, da equipe administrativa, além de alguns voluntários.
COMO AJUDAR – Os policiais militares que tem desejo de ajudar a Cruzada Social Cosme Damião podem fazer o cadastramento no PR Consig em que oferece 0,05% do salário que será descontado na folha de pagamento. “Para o policial é um número pequeno, mas para nós representa uma diferença muito grande e nos subsidia a prestar ajuda aos militares estaduais que mais precisam”, afirmou Eliane.