Comissão apresenta o Planejamento Estratégico da Polícia Militar do Paraná ao Comandante Geral 10/02/2021 - 14:45

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Na manhã desta quarta-feira (10/02), foi apresentado ao Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, o Planejamento Estratégico da Corporação para os próximos 15 anos. O plano foi desenvolvido durante oito meses e contou com uma comissão para desenvolver os próximos passos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná.


Para o coronel Péricles é impossível que uma organização moderna e voltada à satisfação do seu cliente não tenha um planejamento estratégico. “Como ato derradeiro do meu comando deixo esse plano que foi desenvolvido durante oito meses por uma equipe composta por brilhantes oficiais da Polícia Militar para apontar o futuro da instituição, não só no Paraná, mas também a sua conexão com todo o projeto de segurança pública do Brasil”, disse.


“Foi um trabalho minucioso, extremamente técnico, bem organizado e primoroso. O mais importante disso tudo não é simplesmente termos um planejamento e sim começar a parte mais difícil que será colocar em prática e fazer acontecer”, complementou o coronel Péricles.


De acordo com o Chefe do Estado-Maior, coronel Vanderley Rothenburg, a comissão tomou cuidado para criar um planejamento estratégico que condiz com a realidade. “Esse plano define um destino onde queremos chegar e, a partir de agora, temos uma árdua missão de dar continuidade a esse trabalho e contamos com a colaboração de todos para que isso nos traga bons resultados”, disse.


Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, que faz parte da comissão que está elaborando o plano estratégico da PMPR, foi feito um diagnóstico da Corporação dentro do contexto Federal, Estadual e Institucional. “Para fazer esse planejamento estratégico estudamos todos os planos que já estavam vigentes e fizemos uma pesquisa com os oficiais superiores que serão os gestores da Polícia Militar nos próximos 15 anos e, a partir disso, nós montamos as políticas estratégicas, objetivos, indicadores e as metas”, explicou.


Para o coronel Gross, nessa etapa a parte mais difícil foi a análise de todos os planos vigentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da análise e da interpretação dos dados coletados através da pesquisa.


Além de ouvir os integrantes da Polícia Militar do Paraná, a comissão também teve a oportunidade de fazer uma visita técnica, que teve como objetivo entender como é o processo de implementação do planejamento estratégico da Polícia Militar de Minas Gerais, uma referência neste assunto. Os oficiais participaram de apresentações e palestras sobre as estruturas do Sistema de Gestão Estratégica da PMMG, incluindo seus sistemas de monitoramento e avaliação, captação de recursos para projetos estratégicos, gestão do desempenho administrativo e operacional, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS