Comando Regional responsável pela RMC e Litoral comemora 9º aniversário em São José dos Pinhais (PR) 22/11/2019 - 15:50
Marcia Santos
Jornalista responsável
O 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), responsável pelos batalhões da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e do Litoral, comemorou, na manhã desta sexta-feira (22/11), o 9º aniversário de criação. Durante o evento foi entregue medalhas àquelas pessoas que ajudaram na consolidação e no bom funcionamento da unidade. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na RMC.
Segundo o coronel Péricles, o 6º CRPM tem uma estratégia importante e fundamental para estabilizar a segurança no estado. “Os resultados dessa unidade tem sido muito positivos e como Comandante-Geral fico feliz em condecorar com medalhas os oficiais e praças que se empenham em levar um bom serviço à população”, disse.
Sobre o Projeto Piloto “Em Frente, Brasil” do Ministério da Justiça que está atuando em São José dos Pinhais desde agosto, o coronel Péricles também destacou a importância para a PM. “Isso mostra que o Ministério confiar em nossos esforços e entende o caráter estratégico da cidade”, complementou.
Para o Comandante do 6º CRPM, coronel Nivaldo Marcelos da Silva, os resultados são frutos do trabalho desempenhado de todas as unidades subordinadas. “A gente sabe que o desafio é grande, temos muitas coisas por vir, muita coisa para ser melhorada, ainda existem indicadores preocupantes, mas quando você percebe que as operações estão dando resultados, passamos a acreditar que estamos no caminho certo”, comentou o coronel Nivaldo.
HOMENAGENS – A Medalha de Mérito do 6º CRPM, tenente-coronel Wellington Hathy, é uma condecoração criada pela portaria do Comando Geral nº326, de 3 de maio de 2018, e possui caráter comemorativo e destina-se a homenagear aqueles que foram essenciais à consolidação e ao bom funcionamento do Comando Regional.
Um dos agraciados com a Medalha de mérito foi o cabo Kleverson Pellizzari que destacou como um momento importante na carreira. “Sinto que meu trabalho foi reconhecido, estando à 24 anos na PM, esse é momento que a gente fica lisonjeado, pelo trabalho que temos feito na PM”, disse o cabo Pellizzari.
Após ficar afastada por conta de um acidente e posteriormente pela licença maternidade, a soldado Ana Caroline da Luz disse que se sentiu valorizada pelo reconhecimento. “Todo militar deve se sentir homenageado, por que isso é pelo trabalho de todos e retornar aos serviços depois de muito tempo e ter o serviço reconhecido é muito bom”, contou a soldado Caroline.
O Delegado adjunto da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em São José dos Pinhais, Michel Rodrigues, também recebeu a Medalha de Mérito do 6º Comando Regional e comentou sobre a união das forças de segurança para melhorar a segurança da cidade. “Aqui em São José dos Pinhais nós temos uma integração muito forte há muito tempo, e foi aumentado agora graças ao projeto “Em Frente, Brasil”, pois temos objetivos em comuns e as forças precisam estar unidas contra o crime”, disse.
6º CRPM – O 6º CRPM é responsável pelo comando, supervisão, controle e coordenação das organizações policiais militares (batalhões) que executam o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública na circunscrição territorial da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Em São José dos Pinhais está sediado o 17º BPM que também é responsável pelos oito municípios da área sul da RMC, já o 22º BPM, sediado em Colombo, é responsável pelos 13 municípios da área norte da RMC. Os sete municípios do Litoral do estado são atendidos pelo 9º BPM, sediado em Paranaguá, além da peculiaridade da segurança das unidades prisionais e escolta de presos sob responsabilidade do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD), com sede em Piraquara. São 29 municípios atendidos, numa região com mais de 18.000 km² e uma população de aproximadamente 1.800.000 habitantes.
Estiveram presentes o Comandante-Geral da PM, Coronel Péricles de Mattos; o comandante do 6º CRPM, coronel Nivaldo Marcelos da Silva; o Diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do Batalhão de polícia Ambiental-força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa; o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; o Comandante do Batalhão de Polícia de Guarda, tenente-coronel Arildo Medeiros Dias; Comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia; o Comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o Chefe da 4º Seção do Estado-Maior da PM, tenente-coronel Cezar Kister; o Comandante do 6º Grupamento De Bombeiros, major Emerson José Guimarães Ferreira; o Subcomandante do 22º Batalhão, major Luciano Cordeiro; os Ex-Comandantes do 6ºCRPM coroneis da Reserva Remunerada Chehade Elias Geha, Valterlei Mattos de Souza e Rui Rota da Purificação; o ex-comandante do BPAmb-FV e ex-Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Manoel Jorge dos Santos Neto, além de oficiais e praças da Corporação.
Também estiveram presentes os juízes de direito de Colombo Hermes da Fonseca Neto e Sérgio Bernardinetti; o Promotor de Colombo, Alfredo Cherem Neto; o Prefeito do Município de São José dos Pinhais, Antônio Benedito Fenelon; o Delegado da 1º Delegacia Regional de Polícia Civil, Michel Rodrigues; o Secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa; o Presidente da Câmara Municipal de Mandirituba Fernando Luiz Teixeira; o Presidente da Câmara Municipal de Cerro Azul, Jonas Carlos Dias.